Mundo

Intruso da Casa Branca é condenado a 17 meses de prisão

Omar Gonzalez, um homem de 43 anos e baixa estatura, pediu "perdão por suas ações" e disse que não "queria fazer mal a ninguém"


	Barack Obama e sua família tinham acabado de deixar a Casa Branca, mas isso não impediu a polêmica que se seguiu pelas falhas nos sistemas de proteção
 (Getty Images)

Barack Obama e sua família tinham acabado de deixar a Casa Branca, mas isso não impediu a polêmica que se seguiu pelas falhas nos sistemas de proteção (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2015 às 18h13.

Washington - O ex-militar que havia conseguido entrar na Casa Branca em setembro de 2014 foi condenado nesta terça-feira a 17 meses de prisão, dos quais ainda deve cumprir oito, além de três anos de liberdade condicional.

"Boa sorte", disse a juíza federal Rosemary Collyer, que estabeleceu uma pena que permite que ele seja transferido para a Califórnia (oeste), onde reside seu pai. A magistrada recomendou que cumpra neste estado o resto da pena e que receba acompanhamento médico por seus problemas de saúde mental.

Omar Gonzalez, um homem de 43 anos e baixa estatura, pediu "perdão por suas ações" e disse que não "queria fazer mal a ninguém."

Na noite de 19 de setembro de 2014, este veterano no Iraque pulou o portão norte da Casa Branca, armado com uma faca, e correu 60 metros pelo jardim antes de entrar pela porta principal do andar térreo da residência presidencial. Ele atravessou várias salas, até ser finalmente detido.

Barack Obama e sua família tinham acabado de deixar a Casa Branca, mas isso não impediu a polêmica que se seguiu pelas falhas nos sistemas de proteção do presidente americano, o que levou a uma investigação e à demissão da diretora do Serviço Secreto.

O advogado de Gonzalez, David Bos, insistiu que seu cliente era alguém que "serviu a seu país" e merecia consideração especial, referindo-se a problemas psicológicos -jamais tratados- que sofria desde os combates no Iraque.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)JustiçaBarack ObamaPrisõesseguranca-digital

Mais de Mundo

Rússia combate na Ucrânia há tanto tempo quanto na Segunda Guerra Mundial

Incêndio na Patagônia argentina já devastou quase 12 mil hectares

UE confirma assinatura do acordo com Mercosul no sábado, 17

EUA podem liberar sanções adicionais à Venezuela ainda nesta semana, diz Bessent