Mundo

Interceptado cargueiro com helicópteros russos para a Síria

"Estamos cientes de um navio com uma carga de helicópteros de ataque russos restaurados que se dirige rumo à Síria", assinalou o Ministério de Exteriores britânico

Na região de Hama (centro), duas irmãs foram mortas no bombardeio a Qalaat al-Madiq, e um civil por tiros da Segurança (©AFP)

Na região de Hama (centro), duas irmãs foram mortas no bombardeio a Qalaat al-Madiq, e um civil por tiros da Segurança (©AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2012 às 14h05.

Londres - Um navio de carga com helicópteros militares de fabricação russa que se dirigia à Síria foi interceptado nesta terça-feira na costa escocesa, onde lhe foi retirado o seguro de navegação, informou a emissora britânica "BBC".

"Estamos cientes de um navio com uma carga de helicópteros de ataque russos restaurados que se dirige rumo à Síria", assinalou em comunicado o Ministério de Exteriores britânico.

O Foreign Office ressaltou na nota que o titular de Exteriores, William Hague, "deixou claro em sua reunião do dia 14 de junho" a seu colega russo, Sergei Lavrov, que "todos os envios de material de defesa à Síria deveriam terminar".

Ao conhecer a presença do cargueiro MV Alaed, quando estava a 80 quilômetros do litoral norte da Escócia, a seguradora britânica The Standard Club retirou a cobertura que lhe permite navegar, já que a embarcação "rompeu as normas internas" da mútua, segundo um comunicado da companhia.

"Na sexta-feira pela tarde fomos informados que o navio poderia transportar armas, em particular helicópteros de ataque, mísseis e outras munições", afirmou a seguradora, que indicou que continua "investigando" a situação do navio.

A seguradora explicou que "o seguro conta com cláusulas de exclusão" e que, "caso alguém esteja envolvido em comércio não permitido pode ser cancelada".

Segundo a "BBC", a embarcação estaria agora próxima das Ilhas Hébridas.

O Foreign Office assegurou hoje que está trabalhando junto com seus aliados internacionais para "fazer todo o possível para impedir que a capacidade do regime sírio para massacrar civis seja reforçada graças à assistência de outros países". 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDitaduraEuropaPrimavera árabeRússiaSíria

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal