Mundo

Inteligência dos EUA exibe maquete do esconderijo de Bin Laden

A maquete permitiu aos Estados Unidos planejar a operação que matou o líder da Al-Qaeda há pouco mais de um ano

O modelo foi construído em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto (Dan de Luce/AFP)

O modelo foi construído em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto (Dan de Luce/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2012 às 12h15.

Washington - O serviço de inteligência americano divulgou uma maquete do esconderijo de Osama Bin Laden no Paquistão, que permitiu aos Estados Unidos planejar a operação que matou o líder da Al-Qaeda há pouco mais de um ano.

Este modelo em escala da residência de Abbottabad, norte do Paquistão, foi exibido na quarta-feira nos corredores do Pentágono, provocando os olhares fascinados de soldados e funcionários, que paravam para observar a representação em miniatura da famosa área na qual Bin Laden ficou escondido por cinco anos.

Os campos dos arredores foram reproduzidos em argila e os muros da casa, em espuma de poliestireno.

O modelo foi construído em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) americana, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto.

A NGA havia exibido a maquete em sua sede, na Virginia, mas esta é a primeira vez que o modelo está fora do edifício, segundo a porta-voz da agência, Erica Fouche.

"Até observar o modelo real, não podemos medir o alcance da missão de Abbottabad", disse a porta-voz, a respeito da missão em que os Navy SEALs, comando de elite americano, mataram Bin Laden.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Osama bin LadenPaíses ricosPolíticosTerrorismo

Mais de Mundo

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Biden tem grandes chances de desistir no fim de semana, dizem democratas em Washington

Fotos de ataque a Trump são usadas para vender bíblias e camisetas na Convenção Republicana

Biden é diagnosticado com Covid-19, diz Casa Branca

Mais na Exame