Um helicóptero de resgate se prepara para pousar em uma embarcação indonésia durante as operações de busca dos destroços do avião da AirAsia (Adek Berry/AFP)
Da Redação
Publicado em 27 de janeiro de 2015 às 08h05.
Bangcoc - As Forças Armadas da Indonésia suspenderam nesta terça-feira a operação de resgate do avião da companhia AirAsia que caiu no Mar de Java em 28 dezembro com 162 pessoas a bordo, informou a imprensa local.
O contra-almirante Widodo anunciou a retirada da equipe que nos últimos dias tentou sem sucesso recuperar do fundo do mar a fuselagem do Airbus 320-200, onde os especialistas acreditam que ficou presa a maior parte dos corpos que ainda não foram recuperados, segundo o canal "Metro TV".
"A operação permaneceu ativa durante 30 dias e a equipe conjunta foi retirada. Pedimos desculpas às famílias das vítimas. Fizemos o que pudemos para encontrar as vítimas desaparecidas", disse Widodo.
Durante a operação foram resgatados 70 corpos. Os trabalhos de identificação das vítimas foram realizados na cidade de Surabaia, na a ilha de Java, de onde o avião decolou para Cingapura na madrugada de 28 de dezembro de 2014, caindo no meio do trajeto.
O Airbus 320-200 transportava três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.
O piloto solicitou à torre de controle na Indonésia permissão para ganhar altitude por causa de uma tempestade minutos antes de perder contato com terra.
As autoridades indonésias devem apresentar amanhã o relatório preliminar do estudo das duas caixas-pretas do aparelho.