Mundo

Índice de desemprego cai para 8,2% em março nos EUA

Apesar da melhora, analistas esperavam número maior de vagas

Aumento líquido foi de 120 mil empregos (Getty Images)

Aumento líquido foi de 120 mil empregos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2012 às 11h04.

Washington - O índice de desemprego nos Estados Unidos caiu para 8,2% em março, mês no qual a economia teve um aumento líquido de 120 mil empregos, informou o Departamento de Trabalho nesta sexta-feira.

O emprego aumentou no setor manufatureiro, nos serviços de alimentação e bebidas, e na saúde, mas diminuiu no comércio varejista, enquanto se manteve nas grandes indústrias privadas como a mineração, a construção, as vendas por atacado e o transporte, assim como no setor público.

Apesar da melhora, os analistas esperavam que este mês a economia gerasse mais de 240 mil empregos, para consolidar a tendência de alta dos últimos meses, indicou Aparna Mathur, do Instituto Americano de Empresa (AEI), em comunicado.

O desemprego continuou sendo mais alto no caso das minorias, com 14% entre os afro-americanos e 10,3% entre os hispânicos, contra 7,3% entre os brancos.

O número de desempregados de longo prazo, aqueles que estão há mais de 27 semanas procurando trabalho, se manteve em 5,5 milhões, o que representa 42,5% dos trabalhadores desempregados, que somam 12,7 milhões.

No entanto, o Departamento destaca que desde abril de 2010 o número de desempregados de longo prazo diminuiu em 1,4 milhão.


O setor manufatureiro teve um lucro líquido de 37 mil empregos, impulsionado pelo setor de motores (12 mil), máquinas (7 mil), fábricas de metais (5 mil) e de papel (3 mil).

Os serviços de alimentação e bebidas tiveram um aumento de 37 mil empregos, da mesma forma os serviços se saúde agregaram 26 mil postos de trabalho.

No entanto, o comércio no varejo teve uma perda líquida de 34 mil empregos, com especial impacto nos pequenos comércios onde foi registrada a maior extinção de postos de trabalho (32 mil).

As remunerações horárias médias subiram 0,2% a US$ 23,39, e durante os últimos 12 meses aumentaram 2,1%.

O Departamento de Trabalho ajustou seus números correspondentes ao mês de fevereiro e subiu de 227 mil a 240 mil o aumento líquido de postos de trabalho. EFE

Acompanhe tudo sobre:DesempregoEmpregosEstados Unidos (EUA)Nível de empregoPaíses ricos

Mais de Mundo

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Governo francês teme que tempestades durante a noite possam atrapalhar provas no Sena

Entenda a estratégia da oposição para tentar provar vitória na Venezuela

Argentina repudia corte de luz de embaixada em Caracas onde estão abrigados opositores de Maduro

Mais na Exame