Mundo

Indicado de Trump pede conselhos a Hillary sobre o Departamento de Estado

Mike Pompeo conversou com Hillary Clinton, que comandou o Departamento de Estado durante quatros anos, para evitar a saída de diplomatas

EUA: Trump anunciou a saída de Tillerson e indicou Pompeo pelo Twitter (Carlos Barria/Reuters)

EUA: Trump anunciou a saída de Tillerson e indicou Pompeo pelo Twitter (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de abril de 2018 às 14h09.

Washington - Indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para comandar o Departamento de Estado, Mike Pompeo conversou com a democrata Hillary Clinton, que ocupou o cargo entre 2009 e 2013, para pedir conselhos.

Hillary, derrotada por Trump nas eleições presidenciais de 2016, recomendou que Pompeo tente evitar a saída de mais diplomatas de carreira do Departamento de Estado, um problema enfrentado por seu sucessor, Rex Tillerson, segundo o site "Politico".

Pompeo, que ainda segue como diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), criticou Hillary no passado pela fraqueza da então secretária de Estado ao lidar com o islamismo radical e pela gestão do atentado contra o consulado americano de Benghazi.

Trump indicou Pompeo para o Departamento de Estado no mesmo tweet que anunciou a demissão de Tillerson. No entanto, o ainda diretor da CIA, conhecido por pensar de forma parecida ao presidente, precisa passar por um processo de confirmação no Senado.

Alguns senadores republicanos veem a sintonia entre os dois como um problema. Em um momento complicado como um atual, de elevação das tensões com a Coreia do Norte e com o Irã, eles consideram adequado que o secretário de Estado possa ser contraponto ao presidente.

Por esse motivo, segundo o "Politico", Pompeo entrou em contato com todos os ex-secretários de Estado ainda vivos para obter conselhos visando a audiência de confirmação no Senado, que ainda não tem data marcada para ocorrer.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Hillary Clinton

Mais de Mundo

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões