Donald Trump demite Rex Tillerson, secretário de Estado

Segundo fontes, Trump desejava modificar posições-chave em seu gabinete em razão de conversas com Coreia do Norte e as novas medidas no comércio exterior

São Paulo - O presidente americano, Donald Trump, anunciou há pouco a substituição de seu secretário de Estado, Rex Tillerson, nesta terça-feira. Agora, o posto será de Mike Pompeo, diretor da CIA. A agência de inteligência passa a ser comandada por Gina Haspel que, segundo o republicano, é a primeira mulher da história ocupar o cargo.

A saída de Tillerson acontece em um momento crucial para a diplomacia e para as relações exteriores dos Estados Unidos, uma vez que a Coreia do Norte está agora aberta ao diálogo sobre seu programa nuclear e depois de o governo Trump ter anunciado medidas polêmicas no comércio exterior, como o aumento nas tarifas de importação de ferro e aço. Segundo fontes próximas da Casa Branca, ouvidas pela agência Reuters, o presidente desejava modificar posições-chave em seu gabinete para lidar com os novos acontecimentos.

A notícia da demissão de Tillerson, ex-CEO da gigante Exxon Mobil, não é uma surpresa, embora ele tenha sido pego de surpresa pelo anúncio. Segundo a rede de notícias Bloomberg, ele estava em um voo quando soube da sua dispensa. Rumores de que a relação com Trump teria azedado começaram a circular em outubro passado, mas esquentaram recentemente com as notícias sobre a Coreia do Norte que o agora ex-secretário de Estado parecia não conhecer em detalhes.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 9,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.