Mundo

Indianos criam prédio resistente a desastres naturais

O projeto inclui a coleta de água da chuva, reciclagem de água, plantações e espaço comercial para que o prédio se torne uma comunidade sustentável

O conceito de habitação é um prédio de três andares construído sobre palafitas com um núcleo resistente a terremoto, ventanias e tempestades (Vasanth Packirisamy and Team)

O conceito de habitação é um prédio de três andares construído sobre palafitas com um núcleo resistente a terremoto, ventanias e tempestades (Vasanth Packirisamy and Team)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de março de 2012 às 16h23.

São Paulo – Um grupo de arquitetos indianos criou uma habitação de bambu resistente a desastres naturais.

O conceito de habitação é um prédio de três andares construído sobre palafitas com um núcleo resistente a terremoto, ventanias e tempestades. O projeto inclui a coleta de água da chuva, reciclagem de água, plantações e espaço comercial para que o prédio se torne uma comunidade sustentável.

No grupo, estão os arquitetos Komal Gupta, Vasanth Packirisamy, Vikas Sharma, Sakshi Kumar and Siripurapu Monish Kumar. O objetivo foi criar uma comunidade ecológica com unidades de habitação, dois centros comunitários, instalações médicas, creche, mercado, uma biblioteca e um amplo espaço verde ao ar livre, com resistência aos eventos naturais extremos.

O núcleo central da construção é equipado com água e energia. São três apartamentos por andar e cada um deles tem cozinha e banheiro. Além disso, um deck de bambu pode ser convertido em uma sala de estar e quarto.

Já os centros comunitários são construídos fora da terra para evitar inundações, com materiais resistentes para suportar os desastres. A água da chuva também é recolhida por meio de telhados e armazenada em um tanque, na parte inferior da estrutura.

Então, caso aconteça uma forte tempestade, os apartamentos de bambu até podem ser destruídos. Porém, o núcleo - à prova de desastres - permanece. O que for destruído poderá ser reconstruído de forma rápida e barata.

O projeto foi criado para participar da competição de arquitetura “Design Against the Elements”, com empresas do mundo tudo. A iniciativa do evento aconteceu depois da devastação causada pela tempestade tropical Ondoy, nas Filipinas. A meta é reunir as inovações em arquitetura, design e planejamento urbano para o desenvolvimento de construções resistentes a desastres para comunidades que vivem em áreas urbanas tropicais.

Acompanhe tudo sobre:ArquiteturaÁsiaÍndiaSustentabilidade

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia