Mundo

Índia conclui evacuação de área afetada pelas chuvas

Exército do país finalizou resgates em regiões atingidas pelas inundações em junho, onde mais de 3 mil continuam desaparecidos


	Rua inundada em Nova Deli, na Índia,  na manhã de quinta-feira, 20 de junho: desde o começo da operação de resgate, mais de 110 mil pessoas foram transferidas para áreas seguras
 (AFP / Prakash Singh)

Rua inundada em Nova Deli, na Índia,  na manhã de quinta-feira, 20 de junho: desde o começo da operação de resgate, mais de 110 mil pessoas foram transferidas para áreas seguras (AFP / Prakash Singh)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 08h52.

Nova Deli - O exército da Índia concluiu os trabalhos de evacuação no estado de Uttarakhand, afetado pelas inundações em junho, onde mais de 3 mil pessoas estão desaparecidas, informou nesta quarta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

"Segundo nossos registros, há 3.078 pessoas desaparecidas. Enviamos equipes de montanhistas e paraquedistas para buscar corpos por todos os lados", explicou o secretário de Interior do governo de Uttarakhand, Om Prakash.

A imprensa local divulgou nas últimas horas os dados de uma ONG com presença no terreno que estima que a tragédia pode ter causado a morte de mais de 11 mil pessoas, mas as autoridades não deram muita credibilidade para essas informações.

As Forças Aéreas indianas concluíram ontem a evacuação com helicópteros dos últimos peregrinos que estavam isolados no Himalaia, todos eles na cidade sagrada de Badrinath.

Desde o começo da operação de resgate e evacuação em meados de junho, mais de 110 mil pessoas foram transferidas para áreas seguras, a maioria peregrinos hindus e siques que foram visitar os templos de Uttarakhand.

Alguns helicópteros vão continuar sobrevoando a região para distribuir ajuda aos moradores que optaram por permanecer em áreas cujas estradas de acesso estão gravemente afetadas.

As chuvas das monções causaram danos em 4.200 aldeias e o governo regional estima que a catástrofe causou prejuízos de 50 bilhões de rúpias (US$ 832 milhões).

O período das monções acabou de começar - seu fim está previsto para setembro - e o serviço meteorológico prevê chuvas intensas para os próximos dias, por isso as autoridades pediram à população que busque abrigo em áreas seguras.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChuvasDesastres naturaisÍndia

Mais de Mundo

Campanha de Biden ignora críticas e afirma que ele voltará à estrada em breve

Jovens da Venezuela se preparam para sua primeira eleição

Trump retoma campanha contra um Biden enfraquecido

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Mais na Exame