Mundo

Incêndio florestal atinge oeste dos EUA e ameaça indígenas

Clima seco e ventos fortes estão prejudicando os esforços dos bombeiros de combater as chamas, que podem se espalhar por sítios arqueológicos de nativos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 11h48.

Los Angeles - Incêndios florestais, incluindo um que pode espalhar-se a sítios arqueológicos de nativos norte-americanos no Novo México, atingiram o oeste dos Estados Unidos na segunda-feira, com o clima seco e ventos fortes prejudicando os esforços dos bombeiros de combater as chamas.

No sul da Califórnia, um incêndio florestal se espalhou por 12.140 hectares, aumentando 50 por cento de tamanho entre domingo e segunda-feira. O fogo destruiu seis casas desde que surgiu na última quinta-feira.

No Novo México, dois incêndios menores fugiram de controle em áreas separadas de deserto. Bombeiros alertaram que um deles poderia ganhar força durante a tarde seca e em consequência do vento, ao consumir pinheiros em seu caminho.

Esse incêndio mudou de direção durante a noite e agora pode se espalhar para os sítios arqueológicos de nativos americanos na Reserva Nacional Valles Caldera, disse o Serviço Florestal dos EUA.

Os locais incluem seis montes vulcânicos importantes para o povoado do grupo indígena Zia.

O fogo ameaçou as comunidades de Compton Valley, Rancho de la Cueva e Elk Valley, disse Howlett. Cerca de 50 famílias foram retiradas na sexta-feira e continuam fora de suas casas.

Separadamente, o fogo Tres Lagunas em área selvagem de Pecos, no Novo México, carbonizou cerca de 3.240 hectares e foi contido em apenas 5 por cento, disse , Dick Fleishman, funcionário de um departamento de informação sobre incêndios.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)IncêndiosPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal