Inaugurada 1ª estátua de uma mulher na Praça do Parlamento, em Londres

A homenageada é a sufragista Millicent Fawcett, uma das figuras que mais se destacou na luta pelo direito das mulheres ao voto

São Paulo - No ano em que o Reino Unido celebra o direito das mulheres britânicas ao voto, instituído em 1918, a icônica Praça do Parlamento, coração político da região, recebe a primeira estátua de uma mulher.

homenageada é Millicent Fawcett, uma das figuras que mais se destacou na luta pelo direito das mulheres ao voto no Reino Unido.

Em 1867, a sufragista lançou a União Nacional de Sufragistas Femininas, tendo lutado também pelo acesso à educação feminina.

Situada perto de várias atrações, como a Abadia de Westminster e as Casas do Parlamento, a praça possui 11 estátuas de figuras de estado britânicas e estrangeiras, todos homens, como Winston Churchill, Nelson Mandela e Gandhi. Agora, finalmente, recebe a de uma mulher. 

Millicent Fawcett é representada com 50 anos, segurando um cartaz com o seguinte dizer: “A coragem chama a coragem em todos os lugares”, proferido por ela em discurso após a morte da sufragista Emily Davison, em 1913.

A escultura é assinada por outra mulher de destaque, a artista Gillian Wearing, ganhadora do prêmio Turner de arte contemporânea em 1997.

O feito é resultado de uma petição criada pela ativista feminista Caroline Criado Perez, que reuniu mais 85 mil assinaturas  para instalação da estátua.

A ativista também liderou a campanha que levou o Banco da Inglaterra a estampar o rosto da autora do clássico livro "Orgulho e Preconceito", Jane Austen, nas notas de 10 libras britânicas em 2017.    

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.