A crise nas relações entre Moscou e Londres alcançou um novo ápice, disse o jornal Kommersant (Peter Nicholls/Reuters)
AFP
Publicado em 15 de março de 2018 às 09h02.
Última atualização em 15 de março de 2018 às 09h05.
A imprensa russa acusou a primeira-ministra britânica, Theresa May, nesta quinta-feira (15), de "envenenar" as relações com Moscou, depois do anúncio feito pela Grã-Bretanha de uma série de sanções contra a Rússia em resposta ao envenenamento de um ex-espião russo na Inglaterra.
"Theresa May envenenou as relações entre Moscou e Londres", dizia a manchete do Necessariíssima gazeta, enquanto o oficial Rossiïskaïa gazeta classificou de "reação nervosa" as medidas anunciadas pela dirigente britânica que "escolheu a confrontação com Moscou".
"A crise nas relações entre Moscou e Londres alcançou um novo ápice", constatou o jornal Kommersant, que condena as autoridades britânicas por "buscarem respostas tóxicas" para o envenenamento do ex-espião russo.
"Theresa May tentou acusar a Rússia de todos os pecados", indignou-se o jornal Komsomolskaïa pravda.
De acordo com o jornal Izvestia, a Rússia "responderá no mínimo de maneira simétrica à expulsão dos 23 diplomatas russos".
"Mas a reação russa pode ser até mais global", afirma o jornal, citando fontes diplomáticas.
Na quarta-feira, May anunciou uma série de sanções contra a Rússia, entre elas a expulsão de 23 diplomatas russos e a interrupção dos contatos bilaterais, considerando Moscou "culpado" do envenenamento em seu território do ex-espião russo Serguei Skripal, de 66 anos, e de sua filha Yulia.