Mundo

Imposto para importar etanol continua em 20% até junho

O ministro Reinhold Stephanes prevê tarifa zero a partir de julho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou nesta tarde que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirou de pauta a discussão sobre a redução da alíquota do Imposto de Importação do etanol e que, por isso, a atual alíquota de 20% será mantida até junho. O ministro disse que "é bem provável"que a alíquota seja reduzida para zero a partir de julho.

Segundo Stephanes, a redução da alíquota, se votada agora, não teria influência no mercado doméstico. Ele explicou que a safra de cana-de-açúcar começa a ser colhida em março e até que alguma empresa importe o etanol o País já teria álcool suficiente. Ele disse acreditar que o mercado de álcool já deve se regularizar a partir de abril e que, com isso os preços devem baixar.

Conforme o ministro, a Camex deve colocar o assunto em pauta novamente na reunião de junho. Disse ainda que a alíquota do Imposto de Importação do etanol tem validade de seis meses e terminaria em junho. Para o ministro, a redução da alíquota é mais uma medida diplomática para pressionar os Estados Unidos a baixarem também a sua alíquota do etanol.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras