Mundo

Imposto para importar etanol continua em 20% até junho

O ministro Reinhold Stephanes prevê tarifa zero a partir de julho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, informou nesta tarde que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) retirou de pauta a discussão sobre a redução da alíquota do Imposto de Importação do etanol e que, por isso, a atual alíquota de 20% será mantida até junho. O ministro disse que "é bem provável"que a alíquota seja reduzida para zero a partir de julho.

Segundo Stephanes, a redução da alíquota, se votada agora, não teria influência no mercado doméstico. Ele explicou que a safra de cana-de-açúcar começa a ser colhida em março e até que alguma empresa importe o etanol o País já teria álcool suficiente. Ele disse acreditar que o mercado de álcool já deve se regularizar a partir de abril e que, com isso os preços devem baixar.

Conforme o ministro, a Camex deve colocar o assunto em pauta novamente na reunião de junho. Disse ainda que a alíquota do Imposto de Importação do etanol tem validade de seis meses e terminaria em junho. Para o ministro, a redução da alíquota é mais uma medida diplomática para pressionar os Estados Unidos a baixarem também a sua alíquota do etanol.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia