Mundo

Ibope: PSDB lidera 5 disputas nos Estados e PMDB, 4

Brasília - Pesquisas do instituto Ibope em 14 Estados e no Distrito Federal mostram que o PSDB tem cinco candidatos a governador em primeiro lugar na corrida eleitoral - três deles em situação de empate técnico com adversários. O PMDB vem a seguir, com quatro candidatos na liderança - três deles venceriam no primeiro turno […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - Pesquisas do instituto Ibope em 14 Estados e no Distrito Federal mostram que o PSDB tem cinco candidatos a governador em primeiro lugar na corrida eleitoral - três deles em situação de empate técnico com adversários. O PMDB vem a seguir, com quatro candidatos na liderança - três deles venceriam no primeiro turno se a eleição fosse realizada hoje.

O PSDB lidera em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, com o ex-governador Geraldo Alckmin, que tem 50% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na sexta-feira e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 20.791/2010. Os demais Estados pesquisados pelo Ibope onde há tucanos à frente se concentram na Região Norte.

Peemedebistas lideram em pesquisas Ibope em Minas Gerais (Hélio Costa, 39% das intenções de voto), no Rio de Janeiro (Sérgio Cabral, 58%) e na Paraíba (José Maranhão, 48%). Se vencer em Minas e no Rio, o PMDB controlará dois dos três Estados com maior eleitorado e orçamento. As sondagens em Minas, Rio e Paraíba estão, respectivamente, registradas no TSE sob os números 20.792/2010, 20.797/2010 e 22.027/2010.

No Rio Grande do Sul, o partido aposta em uma virada. Segundo pesquisa Ibope encomendada pelo grupo RBS, divulgada na primeira quinzena de julho e registrada no TSE sob o protocolo 18.297/2010, o peemedebista José Fogaça está 10 pontos atrás do petista Tarso Genro. O Ibope também mostra o PT na frente no Acre, onde Tião Viana tem 63% das preferências. A sondagem está registrada sob o número 20.694/2010.

O mesmo instituto indica que Agnelo Queiroz (PT) está em segundo na disputa pelo governo do Distrito Federal, atrás de Joaquim Roriz, do PSC (38% a 27%). A pesquisa no DF está registrada sob o protocolo 20.796/2010, no TSE. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre as eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010MDB – Movimento Democrático BrasileiroOposição políticaPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPSDB

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos