Mundo

IBGE: metade das cidades utiliza lixões a céu aberto

Pesquisa do IBGE também mostrou uma redução desse índice; em 1989, 88,2% dos municípios despejavam os resíduos em lixões

Lixão no Distrito Federal: pesquisa do IBGE apontou existência de catadores de lixo em 27% dos municípios brasileiros (.)

Lixão no Distrito Federal: pesquisa do IBGE apontou existência de catadores de lixo em 27% dos municípios brasileiros (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

Rio de Janeiro - Metade dos municípios brasileiros (50,8%) despejam resíduos sólidos em vazadouros a céu aberto, mais conhecidos como lixões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou nesta sexta-feira a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB). No entanto, a pesquisa mostra redução desse índice. Em 1989, 88,2% dos municípios despejavam os resíduos em lixões.

O Rio de Janeiro é o pior Estado da Região Sudeste nesse quesito: 33% dos municípios fluminenses ainda utilizam os lixões. Apenas 27,7% dos municípios brasileiros dão o destino correto, em aterros sanitários.

A pesquisa do IBGE apontou também para a existência de catadores de lixo em 27% dos municípios brasileiros. No Distrito Federal, há a presença desta atividade em todos os vazadouros ou aterros existentes. Em quase a metade dos lixões nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, os catadores estão presentes. Santa Catarina é o Estado com menos catadores em seus lixões ou aterros (cerca de 2%). Já no Distrito Federal, os catadores estão presentes em todos os lixões ou aterros da localidade.

A PNSB é baseada em levantamento feito nas prefeituras, em órgãos públicos e privados responsáveis por serviços de saneamento e em associações comunitárias de todos os municípios brasileiros. Baseia-se em dados oficiais dos governos municipais e não na resposta da população, como acontece com o Censo e as Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNADs).

Leia mais notícias sobre Saneamento Básico

Siga as notícias do site EXAME sobre Ambiente no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilInfraestruturaPoluiçãoSaneamento

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA