Mundo

Hollande visitará República Centro-Africana

O presidente da França, François Hollande, visitará a República Centro-Africana, onde o exército de seu país realiza uma intervenção


	François Hollande, presidente francês: simbólica visita do presidente francês a Bangui é feita pouco depois dele ordenar a intervenção francesa no país
 (Kenzo Tribouillard/Pool/Reuters)

François Hollande, presidente francês: simbólica visita do presidente francês a Bangui é feita pouco depois dele ordenar a intervenção francesa no país (Kenzo Tribouillard/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 12h49.

Paris - O presidente da França, François Hollande, visitará a República Centro-Africana (RCA), onde o exército de seu país realiza uma intervenção armada, após a homenagem a Nelson Mandela, informou nesta terça-feira a presidência.

Fontes do Palácio do Eliseu afirmam que a visita foi decidida ontem, mas que não foi comunicada até esta manhã por motivos de segurança.

O presidente, que mostrará seu apoio às tropas francesas enviadas ao país, será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Laurent Fabius.

Segundo a emissora "BFMTV", dois soldados franceses morreram na RCA nas últimas horas, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente.

A simbólica visita do presidente francês a Bangui é feita pouco depois dele ordenar a intervenção francesa no país, depois que os enfrentamentos entre o governo interino, de confissão muçulmana, e os rebeldes cristãos causaram centenas de mortes.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas autorizou a intervenção na sexta-feira passada e esta começou no dia seguinte, com o objetivo declarado de desarmar os grupos rebeldes.

Hollande se mostrou no sábado passado crítico com o presidente interino do país, Michel Djotodia, ao assinalar que boa parte das mortes ocorreram pela passividade das autoridades.

A visita de Hollande a Bangui coincidirá com a um discurso do primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, perante os deputados para explicar os detalhes da operação.

Todos os grupos políticos apoiam a intervenção francesa no país, mas a Constituição obriga o governo a informar a representação nacional.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aeroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Mais na Exame