Mundo

Hollande pede unidade e resposta global contra o EI

François Hollande ressaltou que a luta contra o Estado Islâmico requer uma resposta global, e pede unidade e apoio da comunidade internacional

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2014 às 09h11.

Paris - O presidente da França, François Hollande, ressaltou nesta segunda-feira que a luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) requer uma resposta global "que deve proceder dos próprios iraquianos" e que pede também a unidade e o apoio da comunidade internacional.

Na abertura da conferência em Paris destinada a coordenar as ajudas e as ações contra essa organização terrorista, o presidente francês destacou que "não há tempo a perder" perante uma ameaça "maior sobre o Iraque, a região do Oriente Médio e o resto do mundo".

Hollande destacou que a resposta deve ser primeiro humanitária e depois política, e que esta deve incluir a busca também de uma solução duradoura "no lugar em que nasceu o movimento, a Síria", para o que solicitou o respaldo "das forças da oposição democrática" nesse país.

"É preciso apoiar os que podem negociar e realizar os compromissos necessários para o futuro da Síria.

Para a França, estes são as forças da oposição democrática", disse em um encontro que reuniu representantes de 24 países e da Liga Árabe, da ONU e da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoFrançois HollandeONUOriente MédioPolíticos

Mais de Mundo

Ministro palestino diz que Israel libertará 1,2 mil prisioneiros com cessar-fogo em Gaza

Retórica expansionista de Trump põe Otan em xeque e expõe dependência militar europeia

Incêndio em Los Angeles: número de mortos sobe para 16

Consulado da Venezuela em Lisboa é atacado com artefato incendiário