Mundo

Hollande e Merkel querem que UE tenha presidente

Segundo a proposta, o titular deverá se dedicar em “tempo integral” para buscar medidas de reação às crises e convocar cúpulas e reuniões


	A chanceler alemã, Angela Merkel: ela disse ainda que o presidente do Eurogrupo deve se dedicar exclusivamente ao bloco, com garantia de ter mais poderes do que os atuais
 (John Macdougall/AFP)

A chanceler alemã, Angela Merkel: ela disse ainda que o presidente do Eurogrupo deve se dedicar exclusivamente ao bloco, com garantia de ter mais poderes do que os atuais (John Macdougall/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2013 às 11h54.

Brasília – O presidente da França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, propõem a criação de um cargo exclusivo para presidente da União Europeia (que reúne 27 nações). O titular deverá se dedicar em “tempo integral” para buscar medidas de reação às crises e convocar cúpulas e reuniões. Mas o Parlamento será uma espécie de órgão fiscalizador do eventual titular. O assunto deve ser discutido a partir de 2014, quando haverá eleições para o Parlamento Europeu.

De acordo com Hollande e Merkel, é fundamental intensificar os esforços no momento em que vários países europeus ainda vivem sob impacto da crise econômica internacional. "Há muitos problemas. Temos que atuar rápido, necessitamos de novos caminhos e meios”, disse Merkel, depois de se reunir com Hollande hoje (31) em Paris, a capital francesa.

Merkel disse ainda que o presidente do Eurogrupo deve se dedicar exclusivamente ao bloco, com garantia de ter mais poderes do que os atuais e sob supervisão do Parlamento europeu. Para a chanceler alemã e o presidente francês, as mudanças devem ser debatidas na próxima legislatura do Parlamento, a partir das eleições em 2014.

Hollande e Merkel se comprometeram a buscar alternativas para um problema comum da França e Alemanha: o desemprego entre jovens. Só na Europa, a estimativa é que mais de 6 milhões de jovens são afetados pela falta de trabalho. O assunto será tema de uma reunião de trabalho em Berlim, em 3 de julho.

A chanceler e o presidente também discutiram o apoio do Banco Europeu de Investimentos às pequenas e médias indústrias, além das empresas que sofrem os efeitos da crise econômica internacional. Segundo eles, é preciso incentivar contratos de competitividade, com prazos para mudanças, objetivos e compromissos. Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelEuropaFrançois HollandePersonalidadesPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame