Mundo

Hollande defende criação de imposto para sustentabilidade

Presidente francês defendeu a criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável, que arrecadaria fundos a partir de imposto sobre produtos e ações financeiras

O presidente francês, François Hollande: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise.'' (Jacques Brinon/AFP)

O presidente francês, François Hollande: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise.'' (Jacques Brinon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 16h39.

Rio de Janeiro - O presidente francês François Hollande chegou ao Riocentro criticando o documento que foi fechado ontem pelos negociadores dos países da ONU e que começou a ser analisado pela Rio+20.

Hollande considera o documento fraco, mas destaca o progresso obtido quanto à preservação dos oceanos. Em coletiva de imprensa, disse que veio ao Rio de Janeiro para dar peso à conferência. “Não perdi as esperanças e vou continuar a lutar pelo documento. Quero dar um exemplo pelo caminho que vamos tomar no meu país em questões de energia, agricultura, cidades e justiça social”, afirmou.

O presidente francês defendeu a criação de um fundo para o combate à pobreza e o desenvolvimento sustentável, que arrecadaria fundos a partir de um imposto sobre produtos e ações financeiras na Europa. Para ele, a luta contra a pobreza não pode ser tratada em separado ao desenvolvimento. “Sei que há um determinado número de países europeus que não desejam esse imposto”, considerou.

Sobre Economia Verde, no entanto, o presidente não se mostrou tão entusiasmado: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise. Mas ela não pode ser colocada como a grande solução para tudo. Deve ser um meio para que se alcancem os objetivos ambientais e se conquistem postos de trabalho”.

Hollande também se declarou favorável à criação de um órgão ambiental mais forte para reunir convenções da ONU, como as de mudanças climáticas, biodiversidade e desertificação.

Acompanhe tudo sobre:François HollandePolíticosRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico