Mundo

Hollande defende criação de imposto para sustentabilidade

Presidente francês defendeu a criação de um fundo para o desenvolvimento sustentável, que arrecadaria fundos a partir de imposto sobre produtos e ações financeiras

O presidente francês, François Hollande: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise.'' (Jacques Brinon/AFP)

O presidente francês, François Hollande: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise.'' (Jacques Brinon/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 16h39.

Rio de Janeiro - O presidente francês François Hollande chegou ao Riocentro criticando o documento que foi fechado ontem pelos negociadores dos países da ONU e que começou a ser analisado pela Rio+20.

Hollande considera o documento fraco, mas destaca o progresso obtido quanto à preservação dos oceanos. Em coletiva de imprensa, disse que veio ao Rio de Janeiro para dar peso à conferência. “Não perdi as esperanças e vou continuar a lutar pelo documento. Quero dar um exemplo pelo caminho que vamos tomar no meu país em questões de energia, agricultura, cidades e justiça social”, afirmou.

O presidente francês defendeu a criação de um fundo para o combate à pobreza e o desenvolvimento sustentável, que arrecadaria fundos a partir de um imposto sobre produtos e ações financeiras na Europa. Para ele, a luta contra a pobreza não pode ser tratada em separado ao desenvolvimento. “Sei que há um determinado número de países europeus que não desejam esse imposto”, considerou.

Sobre Economia Verde, no entanto, o presidente não se mostrou tão entusiasmado: “A Economia Verde é uma forma de sairmos da crise. Mas ela não pode ser colocada como a grande solução para tudo. Deve ser um meio para que se alcancem os objetivos ambientais e se conquistem postos de trabalho”.

Hollande também se declarou favorável à criação de um órgão ambiental mais forte para reunir convenções da ONU, como as de mudanças climáticas, biodiversidade e desertificação.

Acompanhe tudo sobre:François HollandePolíticosRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame