Hillary pede que Otan mantenha unidade na Líbia

Secretária de Estado alega que Kadafi está desafiando a coalizão intenacional

Berlim - A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, exortou a Otan nesta quinta-feira a manter sua unidade, dizendo que o líder líbio Muammar Kadafi está tentando testar o empenho da aliança na campanha aérea conduzida pelo Ocidente contra suas forças.

"À medida que nossa missão prossegue, manter nosso empenho e nossa unidade só se torna mais importante", disse Hillary em comentários preparados para um encontro de ministros das Relações Exteriores da Otan em Berlim em meio a sinais de tensão dentro da aliança. "Kadafi está testando nossa determinação."

Hillary discursou depois que a França e a Grã-Bretanha disseram que a Otan precisa fazer mais para impedir que as forças de Kadafi ataquem cidades grandes e pequenas em poder dos rebeldes.

Ela afirmou que a coalizão internacional está "aumentando a pressão e aprofundando o isolamento do regime de Kadafi", e pediu esforços para "apertar o cerco àqueles que o cercam."

Hillary reafirmou o comprometimento dos Estados Unidos com a campanha militar, mas não chegou a assinalar um papel maior para seu país, e exortou maior pressão política, diplomática e econômica para forçar a renúncia do líder líbio.

"Precisamos ver Kadafi sair. Só então pode ocorrer uma transição viável."

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.