Mundo

Hillary Clinton quer 'compromissos concretos' do Irã em questão nuclear

Os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções sobre as exportações de petróleo iranianas

"Esperamos que o Irã formule compromissos concretos e diga a verdade sobre seu projeto atômico" (Mike Clarke/AFP)

"Esperamos que o Irã formule compromissos concretos e diga a verdade sobre seu projeto atômico" (Mike Clarke/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2012 às 23h53.

Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu nesta terça-feira a Teerã que apresente "compromissos concretos" sobre seu polêmico programa nuclear, durante a próxima discussão entre as grandes potências e o Irã, prevista para este mês de abril.

"Esperamos que o Irã formule compromissos concretos, diga a verdade sobre seu projeto atômico e respeite as obrigações internacionais", declarou a chefe da diplomacia americana num discurso no Virginia Military Institute, situado em Lexington (Virgínia, leste).

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi claro ao dizer que está decidido a impedir que o Irã possua armas nucleares. E todas as opções estarão sobre a mesa" para evitar isso, advertiu Hillary Clinton. "Acreditamos, no entanto, que a aprovação de sanções e a diplomacia ainda podem funcionar", afirmou.

Hillary anunciou sábado que as negociações 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) sobre o Irã estão previstas para os dias 13 e 14 de abril em Istambul. A Rússia indicou, por sua vez, que a data e o local da reunião ainda não foram marcados "definitivamente".

As mais recentes conversações nucleares entre o Irã e as potências do grupo 5+1, realizadas também em Istambul, em janeiro de 2011, foram concluídas com um fracasso.

Em resposta à falta de cooperação sobre essas questões, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram sanções sobre as exportações de petróleo iranianas, uma vez que o país é suspeito de querer fabricar armas atômicas, apesar de negar com veemência.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonIrã - País

Mais de Mundo

Irã anuncia que terá negociações com os EUA nesta sexta-feira em Omã

Trump diz que líder supremo do Irã 'deveria estar muito preocupado'

Trump fala em 'toque mais suave' na política de imigração após crise em Minneapolis

Setor privado dos EUA cria menos empregos que o esperado em janeiro