Mandela recebe Hillary em casa, na cidade de Qunu: os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial da África do Sul, depois da China (©AFP / Jacquelyn Martin)
Da Redação
Publicado em 23 de janeiro de 2013 às 13h13.
Quno - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, almoçou nesta segunda-feira com o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, no povoado de Qunu (sudeste), onde o líder da luta contra o regime racista do apartheid vive.
Hillary e Mandela conversaram antes de almoçar, uma honra que Nelson Mandela, de 94 anos, só reserva aos convidados mais especiais, dado seu delicado estado de saúde.
Mandela não falou com a imprensa, mas sorriu para os fotógrafos.
"É um belo sorriso!", declarou Hillary
"O sorriso de Madiba é sua marca registrada", acrescentou a esposa de Mandela, Graça Machel, utilizando o nome do clã do primeiro presidente negro da África do Sul.
Mantido preso durante 27 anos pelo regime do apartheid e Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 nas primeiras eleições abertas a todos os habitantes do país. Se retirou em 1999, após um único mandato. Agora, aparece muito pouco em público.
"Mandela é um amigo próximo da secretária, que aprendeu muito com ele", explicou um membro da delegação americana.
Clinton se reuniu com Mandela há três anos em sua casa em Johannesburgo.
A última personalidade política que se encontrou com Mandela foi o ex-marido de Hillary Clinton e ex-presidente americano, Bill Clinton, que visitou Mandela no dia 17 de julho, véspera de seu aniversário.
Hillary Clinton permanecerá até quinta-feira em Johannesburgo e Cidade do Cabo para se reunir com os atuais líderes sul-africanos, no marco de um diálogo estratégico entre Estados Unidos e África do Sul, segundo o Departamento de Estado.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial da África do Sul, depois da China, e o terceiro investidor direto, atrás da Grã Bretanha e Holanda.