Furacão Harvey se fortalece novamente perto do litoral do Texas
O Centro Nacional de Furacões ampliou a área de aviso de tempestade tropical a outras regiões da Louisiana, onde já se sentem os efeitos do ciclone
EFE
Publicado em 28 de agosto de 2017 às 19h21.
Última atualização em 28 de agosto de 2017 às 19h21.
Miami - A tempestade tropical "Harvey " se fortaleceu ligeiramente nesta segunda-feira nas águas do Golfo do México e os seus ventos aumentaram para 75 quilômetros por hora em frente à costa do Texas, nos Estados Unidos, onde segue provocando chuvas que ameaçam aumentar o saldo temporário de oito mortos.
Em seu último boletim, o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA ampliou a área de aviso de tempestade tropical a outras regiões da Louisiana, onde já se sentem os efeitos do ciclone, o mais poderoso a chegar ao Texas desde 1961.
"Harvey", que chegou ao litoral com ventos máximos sustentados de 215 quilômetros por hora, o que lhe converteu em um furacão de categoria 4 na escala Saffir Simpson, em um máximo de 5, se desloca a seis quilômetros por hora e se encontra 70 quilômetros ao leste de Port O'Connor e a 235 de Port Arthur (Texas).
Apesar do fortalecimento da velocidade dos ventos, a preocupação maior está nas inundações "catastróficas que ameaçam vidas no sudeste do Texas", destacou o NHC.
A expectativa é que "Harvey" provoque até quinta-feira novas chuvas que poderiam alcançar entre 25 e 50 centímetros no sudoeste da Louisiana e no norte do Texas.
Nesta última região, as chuvas poderiam provocar acúmulos de água de até 1,2 metros, inclusive nas áreas metropolitanas de Galveston e Houston, cidade que sofreu enormes inundações nos últimos dois dias.
O outro grande perigo é o aumento do nível do mar nas zonas costeiras, devido à ressaca ciclônica e às altas ondas provocadas pelos fortes ventos, e em algumas áreas se esperam aumentos do nível do mar de até um metro de altura.
Perante esta situação, o NHC reiterou seu pedido para que as pessoas que se encontram a salvo não tentem retornar às áreas afetadas e para que não se conduza por vias inundadas.
A tempestade deve se deslocar para o nordeste e ao longo da costa do Texas até quarta-feira, quando voltará a tocar terra perto da fronteira com a Louisiana, para dirigir-se para o norte, onde se dissipará no final de semana, não sem antes causar chuvas em toda a região.