Mundo

Hamas comemora saída de lista terrorista da União Europeia

Tribunal europeu anulou "por razões de procedimento" as medidas que mantinham o movimento na lista negra


	Hamas: tribunal europeu anulou "por razões de procedimento" as medidas que mantinham o movimento na lista negra
 (REUTERS/Mohamad Torokman)

Hamas: tribunal europeu anulou "por razões de procedimento" as medidas que mantinham o movimento na lista negra (REUTERS/Mohamad Torokman)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 09h42.

Gaza - O movimento islamita Hamas comemorou nesta quarta-feira a decisão do Tribunal Geral da União Europeia (UE) de anular as medidas que mantinham o grupo na lista de organizações terroristas do bloco.

"Tirar o Hamas da lista negra do terrorismo é uma vitória para nosso povo palestino e para qualquer um que apoie o direito de nosso povo à resistência", afirmou o veterano líder do movimento, Moussa Abu Marzuq, em um comunicado divulgado após o anúncio da decisão.

O tribunal europeu anulou "por razões de procedimento" as medidas que mantinham o movimento na lista negra -que representa o congelamento dos bens de pessoas e entidades em território da UE.

O Hamas havia recorrido da decisão de incluir o grupo na lista. O tribunal ressaltou que a decisão não representa "nenhuma avaliação essencial da questão de classificação do Hamas como grupo terrorista".

Segundo a sentença, o tribunal considerou que a inclusão "não se baseia em atos examinados e confirmados em decisões das autoridades competentes", mas em "acusações da imprensa e internet".

No entanto, os efeitos das medidas serão mantidas durante três meses de maneira cautelar para "garantir a eficácia de qualquer possível congelamento de fundos no futuro".

"O Hamas pede para aqueles que o incluíram na lista que corrijam suas posições porque isto sempre foi injusto. Fazemos um chamado aos que consideram nossa resistência armada contra a ocupação como terrorismo para que corrijam suas posturas e detenham a injustiça contra o povo que luta por sua liberdade", afirmou Marzuq.

A UE incluiu o Hamas na lista de organizações terroristas criadas em 2001 após os atentados de 11 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaTerroristasUnião EuropeiaHamas

Mais de Mundo

Qual é o argumento de Maduro para questionar prisão nos EUA?

EUA assinam acordo de cooperação nuclear com Arábia Saudita

Áustria inaugura delegacia na casa de Adolf Hitler para afastar neonazistas

Nicarágua quer acabar com as eleições de vez; Parlamento votará lei contra oposição