Mundo

Hagel assume direção do Pentágono

Hagel prestou juramento pela manhã no Pentágono na presença de sua esposa, convertendo-se no primeiro veterano combatente da guerra do Vietnã a assumir o cargo


	Chuck Hagel: embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar do Congresso.
 (Alex Wong/AFP)

Chuck Hagel: embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar do Congresso. (Alex Wong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 14h31.

Washington - O novo secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, jurou seu cargo nesta quarta-feira em Washington, após um acalorado debate no Senado sobre sua nomeação, que prevê duras negociações sobre os profundos cortes orçamentários planejados e uma relação difícil com o Congresso.

Hagel, de 66 anos, prestou juramento pela manhã no Pentágono na presença de sua esposa, convertendo-se no primeiro veterano combatente da guerra do Vietnã a assumir o cargo.

Apesar da atmosfera fria que prevaleceu em suas audiências de confirmação, nas quais o ex-senador foi duramente interrogado por seus ex-colegas republicanos sobre suas declarações em relação a Israel e ao Irã, funcionários do Pentágono disseram que Hagel se concentrará em sua tarefa e buscará cooperar com o Congresso.

"O senador Hagel expressou seu forte compromisso para se dedicar ao seu trabalho, investir suas energias em sua tarefa no Pentágono, com seus colaboradores militares e civis", disse seu porta-voz, George Little, na terça-feira.

"Seu objetivo é olhar para o futuro", afirmou o porta-voz.

Embora seus opositores não tenham conseguido bloquear sua nomeação, a hostilidade demonstrada contra sua candidatura leva a crer que Hagel não irá dispor de uma atitude favorável quando precisar trabalhar com o Congresso, na ausência do apoio bipartidário do qual seus antecessores gozaram.

Menos de 48 horas depois de prestar juramento, Hagel deverá enfrentar os cortes orçamentários automáticos que o Pentágono sofrerá de 46 bilhões de dólares, que devem começar na sexta-feira, devido ao bloqueio político no Congresso, que não permitiu negociar um plano alternativo.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosseguranca-digitalWashington (DC)

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique