Mundo

Guterres se diz "preocupado" com situação da Venezuela

Secretário-geral da ONU lamentou "que a situação não tenha um horizonte de solução a curto prazo"

António Guterres: "Estamos colaborando nas Nações Unidas com a Colômbia na ajuda humanitária a essas pessoas, mas é um grande fator de preocupação" (Rafael Marchante/Reuters)

António Guterres: "Estamos colaborando nas Nações Unidas com a Colômbia na ajuda humanitária a essas pessoas, mas é um grande fator de preocupação" (Rafael Marchante/Reuters)

E

EFE

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 14h53.

Lisboa - O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta segunda-feira que a situação da Venezuela é um "grande fator de preocupação" e lamentou que não parece ser possível conseguir uma solução a curto prazo.

"Nos preocupa muito que não haja acordo político na Venezuela e que a situação não tenha um horizonte de solução a curto prazo", disse durante uma entrevista coletiva realizada na Universidade de Lisboa, após a cerimônia na qual lhe foi atribuído o título de doutor honoris causa desta instituição.

Guterres lembrou que nos últimos meses houve um "aumento significativo" de venezuelanos que emigraram à Colômbia, a quem a ONU está apoiando em matéria de ajuda humanitária.

"Estamos colaborando nas Nações Unidas com a Colômbia na ajuda humanitária a essas pessoas, mas é um grande fator de preocupação", afirmou.

Diariamente 37 mil venezuelanos cruzam a fronteira com a Colômbia em busca de um futuro melhor e para buscar comida e remédios.

Segundo os últimos dados oficiais, há 550 mil venezuelanos instalados de maneira indefinida na Colômbia.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaONUVenezuela

Mais de Mundo

Ele nunca deveria ter concorrido, deveria estar em seu porão, diz Trump após Biden desistir

Análise: Com desistência de Joe Biden, agora a eleição será sobre Trump

Por que Biden desistiu? Entenda em sete pontos a pressão sofrida pelo presidente americano

Mídia internacional repercute desistência de Biden: 'decisão impressionante'

Mais na Exame