Mundo

Guia supremo do Irã afirma que país defenderá regime sírio

"O Irã defenderá a Síria devido ao seu apoio à resistência antissionista", afirmou o aiatolá, Ali Khamenei

O Irã sempre apoiou Damasco, mas a Turquia rompeu com seu vizinho e ex-aliado sírio devido à repressão de uma revolta popular por parte do regime (AFP)

O Irã sempre apoiou Damasco, mas a Turquia rompeu com seu vizinho e ex-aliado sírio devido à repressão de uma revolta popular por parte do regime (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2012 às 19h04.

Teerã - O Irã defenderá o regime sírio, seu aliado regional, mantendo sua postura contra Israel, afirmou nesta quinta-feira o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

"O Irã defenderá a Síria devido ao seu apoio à resistência antissionista", afirmou Khamenei ao receber Erdogan na cidade sagrada de Machhad (norte), informou a televisão pública.

"Nós nos opomos firmemente a qualquer ingerência das forças estrangeiras nos assuntos internos da Síria (....) As reformas iniciadas lá devem continuar", acrescentou.

Khamenei advertiu que o Irã se "oporá firmemente" a qualquer projeto americano para solucionar o conflito na Síria.

Erdogan, citado pela televisão, disse que a região "atravessa uma situação muito difícil, que a Turquia espera ver solucionada".

O Irã sempre apoiou Damasco, mas a Turquia rompeu com seu vizinho e ex-aliado sírio devido à repressão de uma revolta popular por parte do regime.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaSíriaOriente MédioIrã - País

Mais de Mundo

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário

Natalidade da China bate nível mais baixo já registrado

PIB da China supera US$20 trilhões em 2025 e cresce 5%