Mundo

Grécia trabalha em cima de esboço para acordo de resgate

Governo corre para receber dinheiro a tempo de realizar um pagamento ao Banco Central Europeu

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras: "os chamo outra vez a escrever a história. Os chamo outra vez a dizer 'não' aos ultimatos" (Alkis Konstantinidis/Reuters)

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras: "os chamo outra vez a escrever a história. Os chamo outra vez a dizer 'não' aos ultimatos" (Alkis Konstantinidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2015 às 16h08.

Atenas  Membros do governo grego trabalham sobre o esboço do terceiro pacote de resgate financeiro ao país, baseado nas negociações com os credores da União Europeia e do FMI, disse neste sábado uma autoridade do governo, aumentando a esperança de que um acerto possa ser alcançado nos próximos dias.

Atenas corre contra o relógio para fechar até terça-feira o acordo do pacote de até 86 bilhões de euros, numa tentativa de receber a primeira parcela do dinheiro até o dia 20 de agosto, quando precisa realizar um pagamento ao Banco Central Europeu.

Membros da UE e do Fundo Monetário Internacional se encontraram com os ministros das Finanças e da Economia gregos em Atenas no sábado, após as autoridades financeiras da UE terem realizado uma teleconferência na sexta-feira e dizerem que há um progresso nas negociações.

“A discussão hoje teve a ver com as ações que precisam ser realizadas antes do primeiro desembolso”, afirmou o membro do governo. “Amanhã, o foco será nos temas mais polêmicos do pacote de resgate.” A Grécia evitou por pouco a saída da zona do euro no mês passado, após meses de difíceis negociações que culminaram com um acordo alcançado pelo premiê Alexis Tsipras, que se comprometeu com austeridade fiscal e reformas, para evitar o colapso econômico do país.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos