Mundo

Grécia trabalha em cima de esboço para acordo de resgate

Governo corre para receber dinheiro a tempo de realizar um pagamento ao Banco Central Europeu

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras: "os chamo outra vez a escrever a história. Os chamo outra vez a dizer 'não' aos ultimatos" (Alkis Konstantinidis/Reuters)

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras: "os chamo outra vez a escrever a história. Os chamo outra vez a dizer 'não' aos ultimatos" (Alkis Konstantinidis/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2015 às 16h08.

Atenas  Membros do governo grego trabalham sobre o esboço do terceiro pacote de resgate financeiro ao país, baseado nas negociações com os credores da União Europeia e do FMI, disse neste sábado uma autoridade do governo, aumentando a esperança de que um acerto possa ser alcançado nos próximos dias.

Atenas corre contra o relógio para fechar até terça-feira o acordo do pacote de até 86 bilhões de euros, numa tentativa de receber a primeira parcela do dinheiro até o dia 20 de agosto, quando precisa realizar um pagamento ao Banco Central Europeu.

Membros da UE e do Fundo Monetário Internacional se encontraram com os ministros das Finanças e da Economia gregos em Atenas no sábado, após as autoridades financeiras da UE terem realizado uma teleconferência na sexta-feira e dizerem que há um progresso nas negociações.

“A discussão hoje teve a ver com as ações que precisam ser realizadas antes do primeiro desembolso”, afirmou o membro do governo. “Amanhã, o foco será nos temas mais polêmicos do pacote de resgate.” A Grécia evitou por pouco a saída da zona do euro no mês passado, após meses de difíceis negociações que culminaram com um acordo alcançado pelo premiê Alexis Tsipras, que se comprometeu com austeridade fiscal e reformas, para evitar o colapso econômico do país.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaCrises em empresasEuropaGréciaPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame