Mundo

Grécia: dívida está 'fora de controle'

Novo relatório que analisa as finanças do país mostra que o novo plano de resgate não surtiu efeito

A recessão e o alto crescimento da dívida deixaram a situação sem controle, segundo o relatório (Jamie McDonald/Getty Images)

A recessão e o alto crescimento da dívida deixaram a situação sem controle, segundo o relatório (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 18h27.

Atenas - A gestão da dívida grega está "fora de controle" e os atrasos em relação às metas de redução do déficit - exacerbado por uma profunda recessão - ameaçam anular os benefícios do novo plano de resgate, constatou a nova comissão de controle orçamentário do país.

De acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira, a comissão, composta por analistas independentes, estima que "um aumento importante da dívida, somado a um grande déficit e a uma profunda recessão, levaram a dívida a ficar fora de controle".

"Estes desenvolvimentos se contrapuseram amplamente ao impacto positivo" do último plano de resgate da União Europeia, que se elevou a 159 bilhões de euros (230 bilhões de dólares), acordado no mês passado, disse a comissão em seu relatório divulgado pela agência de notícias Athens News Agency.

Atada pelos cortes orçamentários, a economia grega se contraiu a um ritmo alarmante. O ministro das Finanças, Evangelos Venizelos, declarou na semana passada que o Produto Interno Bruto (PIB) se contrairia mais de 4,5% em 2011, contra 3,5% previstos anteriormente.

Ao mesmo tempo,a dívida grega cresceu para 350 bilhões de euros.

A Grécia está sendo auditada pela União Europeia, pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Central Europeu para saber quando será desbloqueada a sexta parte do empréstimo de 110.000 bilhões de euros acordado com Atenas no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEndividamento de paísesEuropaGréciaPiigs

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina