Governo palestino anuncia eleições locais para outubro

Essa será a primeira eleição desde as legislativas de 2006

Ramallah - O governo palestino anunciou nesta terça-feira eleições locais na Cisjordânia e na Faixa de Gaza para 20 de outubro, as primeiras desde as legislativas de 2006, vencidas pelo Hamas.

A decisão foi anunciada depois da suspensão, em 2 de julho pelo Hamas, que governa Gaza, dos trabalhos da Comissão Eleitoral Central (CEC) no território palestino, às vésperas do registro de eleitores, etapa decisiva na reconciliação nacional.

No ano passado, o governo da Autoridade Palestina, que administra as zonas autônomas da Cisjordânia, convocou em duas oportunidades eleições municipais, primeiro para 9 de julho de 2011 e depois para 22 de outubro do mesmo ano.

Segundo o acordo de reconciliação nacional assinado em 27 de abril de 2011 entre o Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas e o Hamas, os dois governos rivais deveriam ceder espaço a um Executivo transitório não partidário responsável por organizar eleições gerais no prazo de um ano.

Mas as principais cláusulas do acordo não foram aplicadas e os prazos constantemente adiados.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.