Mundo

Haiti declara 3 dias de luto pelas vítimas do furacão

Cinco dias depois que o olho do furacão tocou terra no oeste do Haiti, o número de vítimas segundo o governo haitiano e autoridades locais são díspares


	Governo do Haiti assegurou que a situação é catastrófica no sul do país e apelou para a comunidade internacional
 (Andres Martinez Casares / Reuters)

Governo do Haiti assegurou que a situação é catastrófica no sul do país e apelou para a comunidade internacional (Andres Martinez Casares / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2016 às 23h42.

Porto Príncipe - O presidente interino do Haiti, Jocelerme Privet declarou neste sábado (8) três dias de luto nacional a partir de amanhã, domingo (9), pelas vítimas provocadas pela passagem do furacão Matthew.

Cinco dias depois que o olho do furacão tocou terra no oeste do Haiti, o número de vítimas segundo o governo haitiano e autoridades locais são díspares.

Segundo o último balanço provisório divulgado neste sábado pela Defesa Civil, o Matthew deixou em sua passagem pelo Haiti 336 mortos, quatro desaparecidos, 211 feridos e 61.537 pessoas em albergues.

No entanto, fontes de organismos de socorro e autoridades locais asseguravam ontem que o número de vítimas ultrapassava 800.

Mas Frednel Kedler, funcionário do governo em Grand Anse, disse à agência Efe que só na capital deste departamento, Jeremie, o ciclone causou 420 mortos e deixou 58 desaparecidos.

Jeremie está destruída e a maioria das pessoas está praticamente nas ruas depois que o Matthew afetou severamente suas casas na terça-feira passada, segundo Kedler.

O único hospital de Jeremie está destruído em sua maior parte e só funcionam as emergências, mas com poucos materiais e sem energia, afirmou Kedler.

O acesso ao departamento de Grand Anse, no sudoeste, severamente afetado, está limitado ao transporte aéreo.

O governo haitiano assegurou que a situação é catastrófica no sul do país e apelou para a comunidade internacional, que já prometeu o envio de ajuda à nação.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisFuracõesHaitiMortes

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA