Mundo

Google é líder em ranking de energia limpa do Greenpeace

Empresa foi eleita entre as maiores do TI como a mais influente nas discussões climáticas e pelos esforços para desenvolver soluções verdes

Logo do Google (Getty Images)

Logo do Google (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de fevereiro de 2012 às 11h00.

São Paulo – O grupo ambientalista Greenpeace acaba de lançar a sua quinta edição do ranking Leaderboard TI Cool, que classifica grandes empresas de TI por suas iniciativas verdes. Quem ficou na liderança este ano foi o Google. De acordo com a ONG, o gigante de buscas da internet chegou ao topo por seus esforços em promover o uso de energia limpa em suas instalações e pelo apoio às políticas de energia renovável em andamento nos EUA e às metas de redução de emissões na União Europeia.

A 5ª edição da lista classificou as 21 maiores empresas do setor de acordo com seu potencial de liderança sobre energia limpa, a vontade de adotar soluções renováveis e seu potencial para influenciar as decisões sobre energia. Entre os cinco primeiros colocados, a Cisco aparece no segundo lugar, à frente da Ericsson, Fujitsu e Vodafone. Com a indústria de TI em expansão, acompanhada do surgimento de novos servidores, que consomem mais energia, a necessidade de manter a indústria sustentável torna-se cada vez mais crítica.

“Os gigantes da tecnologia tem uma real oportunidade de influenciar a maneira de se produzir e utilizar energia”, disse Gary Cook, analista internacional do Greenpeace, durante lançamento do relatório nesta quarta. “O setor de TI gosta de se considerar visionário mas se mantém muito inerte enquanto a indústria de energia ‘suja’ continua exercendo influência indevida no processo político e nos mercados financeiros.”

Curiosidades verdes sobre o Google

As iniciativas ambientais do gigante das buscas são tão ou mais curiosas do que a fama da empresa de proporcionar um ambiente de trabalho irreverente. Preocupado em reduzir sua pegada ecológica, o Google investe em energia renovável, usa cabras no lugar de cortador de grama, libera bermuda para quem trabalha nos servidores e ainda cultiva abelhas, entre outras ações verdes curiosas e até mesmo surreais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleTecnologia da informaçãoSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Mão de vaca? Descubra por que os americanos estão menos altruístas

Quais foram as cidades mais visitadas do ano em 2025?

Aliado de Trump vence eleição em Honduras e promete romper com China

Alerta máximo: Califórnia tem risco de fortes tempestades no Natal