Mundo

Geórgia acusa Depardieu de violar lei ao visitar região

A Geórgia acusou o ator Gérard Depardieu, cidadão russo desde janeiro, de violar a lei ao visitar a região separatista georgiana de Abecásia


	O ator Gérard Depardieu: "depardieu infringiu a legislação georgiana ao visitar Abecásia sem autorização oficial", disse vice-ministra
 (©afp.com / Sebastien Bozon)

O ator Gérard Depardieu: "depardieu infringiu a legislação georgiana ao visitar Abecásia sem autorização oficial", disse vice-ministra (©afp.com / Sebastien Bozon)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2013 às 12h03.

Tbilisi - A Geórgia acusou nesta terça-feira o ator Gérard Depardieu, cidadão russo desde janeiro, de violar a lei ao visitar a região separatista georgiana de Abecásia, cuja independência foi reconhecida pelo Kremlin.

"Depardieu infringiu a legislação georgiana ao visitar Abecásia sem autorização oficial", afirmou à Agência Efe Ketevan Tsijelashvili, vice-ministra de Reintegração da Geórgia.

Em virtude da lei sobre os territórios ocupados, uma pessoa sozinha pode visitar as separatistas Abecásia e Ossétia do Sul com o consentimento de Tbilisi, capital da Geórgia.

Em 1 de julho, Depardieu visitou Sukhumi, a capital da Abecásia, onde se reuniu com o líder separatista da região banhada pelo Mar Negro, Aleksandr Ankvab.

As autoridades georgianas fizeram esta declaração depois que na véspera Depardieu esteve no aeroporto de Tbilisi com rumo a Baku.

Com relação a isso, o ministro da Justiça georgiano, Tea Tsulukiani, anunciou a abertura de uma investigação sobre a estadia de Depardieu, que, segundo versões preliminares, não chegou a atravessar a fronteira.

"Haverá uma reação. A lei é a mesma para todos", disse o ministro, que acrescentou que a Geórgia não adotará "decisões precipitadas".

Caso tivesse tomado essas decisões, o ator poderia ter sido detido, condenado a entre dois e quatro anos de prisão ou pagar uma multar de até US$ 6 mil.

O Parlamento georgiano tem intenção de modificar essa lei para que aqueles que visitem os territórios separatistas sem permissão de Tbilisi sejam unicamente castigados com uma multa de US$ 250.

Depardieu, que está recenseado na cidade de Saransk, capital da república russa da Mordóvia, a cerca de 600 quilômetros ao leste de Moscou, elogiou o presidente russo, Vladimir Putin em várias ocasiões.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtores e atrizesGeórgia (país)Gérard Depardieu

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado