Mundo

Genro de Chávez retorna de Cuba

Arreaza, casado com Rosa Virgínia Chávez, foi o encarregado em várias ocasiões durante estas semanas de informar o estado de saúde do mandatário

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 19h14.

Caracas - O ministro da Ciência e Tecnologia e genro de Hugo Chávez, Jorge Arreaza, único membro do governo a permanecer ao lado do presidente em Havana desde a sua última operação contra um câncer, em 11 de dezembro, e que, frequentemente, informou sobre a saúde do chefe de Estado, retornou à Venezuela, onde participou de um ato oficial nesta segunda-feira.

Arreaza, casado com Rosa Virgínia Chávez - filha mais velha do presidente -, foi o encarregado em várias ocasiões durante estas semanas de informar o estado de saúde do mandatário, após a quarta cirurgia contra o câncer, detectado em junho de 2011, em programas de TV ou em mensagens do Twitter.

Esta primeira aparição pública de Arreaza na Venezuela desde a operação de Chávez em Havana ocorre depois de, no domingo, o vice Nicolás Maduro dizer que o presidente, de 58 anos e reeleito em 7 de outubro passado, "está saindo do pós-operatório e vai entrar em uma nova fase do tratamento", prevendo seu retorno a Caracas para breve.

Fontes do governo não confirmaram quando retornou o ministro, que participou na tarde desta segunda-feira de um ato de entrega de recursos na área tecnológica no estado de Barinas (oeste), de onde é originário o presidente.

Desde que deixou Havana, em 10 de dezembro, Chávez - quase onipresente na mídia em seus 14 anos de governo - não aparece em público, nem em fotos.

O governo tem informado sobre sua situação por meio de breves comunicados, mas sem apresentam um único boletim médico.

Enquanto isso, na segunda-feira, o novo chanceler venezuelano, Elías Jaua, chegou a Cuba e agradeceu o "imenso cuidado" que este país deu a Chávez, em uma reunião em Havana com o colega cubano, Bruno Rodríguez.

Vários membros do governo têm visitado brevemente o presidente em Havana, desde que foi operado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua