Mundo

Geithner diz que inflação global não preocupa

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos disse que, em um nível global, a inflação "não está no topo da lista de preocupações"

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner: confiante de que o euro vai sobreviver (Chung Sung-Jun/EXAME.com)

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner: confiante de que o euro vai sobreviver (Chung Sung-Jun/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 09h16.

Davos - A inflação em um nível global "não está no topo da lista de preocupações", embora mercados emergentes de todo o mundo estejam certamente "sentindo alguma pressão", afirmou hoje o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner.

Durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, Geithner disse que os mercados emergentes poderiam administrar seus problemas de inflação de uma maneira melhor se reduzissem a ligação de suas moedas com o dólar - uma medida que economistas dizem que levaria, na maior parte dos casos, a uma valorização ante a moeda norte-americana.

Geithner também afirmou que está "muito confiante de que o euro vai sobreviver", mas argumentou que a Europa precisa colocar em prática as reformas fiscal e estrutural que tornarão isso possível. Com relação aos problemas fiscais dos EUA, ele admitiu que a posição atual é "insustentável no longo prazo" e que precisa ser trilhado um caminho confiável e de vários anos em direção à sustentabilidade.

O secretário lamentou o fato de o sistema político dos EUA não ter um mecanismo para conseguir isso à força. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)InflaçãoDavos

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump