Lula teria pedido à Dilma para manter Gabrielli no comando da Petrobras (Roosewelt Pinheiro/AGÊNCIA BRASIL)
Diogo Max
Publicado em 22 de novembro de 2010 às 05h55.
São Paulo - A pedido do presidente Lula, José Sergio Gabrielli deve permanecer no comando da Petrobras. Pelo menos até o primeiro ano do Governo Dilma. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, em reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo.
Segundo o texto, Lula pediu à presidente eleita, Dilma Rousseff, que mantivesse o presidente-executivo Sergio Gabrielli no comando da Petrobras, por um motivo: a partilha dos royalties do pré-sal. De acordo com o jornal, a discussão deve inflamar os ânimos no Congresso em 2011.
Cotada para assumir a Presidência da Petrobras, a atual diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Foster, só deve chegar ao comando da empresa a partir de 2012. Ainda segundo a reportagem, Gabrielli deve seguir para um secretariado no governo da Bahia.
Na última semana, a equipe que comanda a transição da presidente eleita confirmou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, permanece no cargo em 2011.
A expectativa, agora, recai sobre o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. Dilma Rousseff já o convocou para uma reunião nesta semana para discutir se ele permanece ou não no cargo.
Em função da sua biografia, Meirelles já avisou que não aceita um mandato-tampão - ele ficaria no comando do BC enquanto a presidente eleita escolhe outro nome para o cargo - ou diminuição da autonomia do Banco Central.
Na última semana, o vice-presidente eleito, Michel Temer, avisou que os nomes do primeiro escalão do governo Dilma devem ser divulgados até o dia 15 de dezembro.