Mundo

G-20 vai defender câmbio determinado pelo mercado

Antes de reunião para discutir a guerra cambial, entidade diz que quer `evitar a desvalorização competitiva´ das moedas

Notas de iuane (Wikimedia Commons/EXAME.com)

Notas de iuane (Wikimedia Commons/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2010 às 13h28.

O G-20 vai "se mover na direção de um sistema cambial mais determinado pelo mercado", segundo uma prévia do comunicado dos ministros de Finanças e representantes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo, que vão se reunir no fim desta semana.

O grupo também promete "evitar a desvalorização competitiva" de suas moedas, o que sugere que as autoridades poderão tomar uma posição mais clara contra o que tem sido chamado de "guerra cambial".

No entanto, talvez refletindo uma preocupação de países asiáticos e outras economias dependentes de exportações, que temem um rápido avanço de suas moedas, a prévia do comunicado também diz que o G-20 vai minimizar "os efeitos adversos do excesso de volatilidade e os movimentos desordenados nas taxas de câmbio".

O comunicado final pode mudar substancialmente em relação à prévia, já que os debates estão apenas começando. Os vice-ministros de Finanças do G-20 vão se reunir amanhã em Gyeongju, na Coreia do Sul, e na sexta-feira e no sábado será a vez dos ministros e representantes de bancos centrais se encontrarem. As reuniões são uma preparação para a cúpula do G-20, marcada para os dias 11 e 12 de novembro, em Seul. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país