Furacão Sandy lembra tempestade do filme Mar em Fúria
Sandy, que já deixou 66 mortos no Caribe, é um furacão de categoria 1 com ventos de 150 km/h
Da Redação
Publicado em 29 de outubro de 2012 às 19h55.
Nova York - O furacão Sandy , que deve chegar na noite desta segunda-feira ao nordeste dos Estados Unidos, faz lembrar a "Tempestade Perfeita" que arrasou a Nova Inglaterra (nordeste dos EUA) e a Nova Escócia (Canadá) em 1991, tema do filme "Mar em Fúria", protagonizado por George Clooney no papel do capitão de um barco atuneiro.
Sandy, que já deixou 66 mortos no Caribe, é um furacão de categoria 1 com ventos de 150 km/h e está prestes a se encontrar com uma frente fria vinda do Canadá.
A tempestade de 1991, também denominada "Tempestade de Halloween", se originou do choque de uma precipitação vinda do Canadá com os vestígios do furacão Grace, que vinha das Bermudas trazendo grande quantidade de energia, explicou em seu site o Serviço de Vigilância Oceânica e Atmosférica americana (NOAA, na sigla em inglês).
A tempestade alcançou seu ápice em 30 de outubro de 1991, com ventos sustentados de 110 km/h a 620 km ao sul de Halifax (Canadá). Nesse dia, uma boia registrou uma onda com altura de 31 metros.
Segundo o centro de dados sobre o clima de NOAA, o fenômeno causou danos de US$ 208 milhões.
Esta tempestade ganhou o apelido de "The Perfect Storm" (Tempestade Perfeita em inglês) graças ao livro do escritor Sebastian Junger sobre o fenômeno em 1997.
Três anos depois, foi lançado um filme baseado no livro sob direção de Wolfgang Petersen. "Perfect Storm" ou "Mar em Fúria", como o filme foi intitulado no Brasil, contou o trágico destino do atuneiro Andrea Gail e de seis membros de sua tripulação, incluindo o capitão Billy Tyne, interpretado por George Clooney.
O barco saiu de Gloucester (Massachusetts) para pescar atum nos Grandes Bancos de Terranova (Canadá), mas se perdeu com toda a tripulação em 28 de outubro de 1991.