O furacão Milton cruzou a Flórida nas últimas horas, com chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, após ter tocado o solo na costa oeste do estado, onde há mais de 1 milhão de pessoas deslocadas, mais de 3,3 milhões de residências sem eletricidade e, até agora, 4 mortes confirmadas.
As autoridades informaram que ao menos quatro pessoas morreram condado de St. Lucie, na costa oeste da Flórida. Ao menos duas delas viviam em uma comunidade de idosos. O governador do estado, Ron DeSantis, disse que ainda é muito cedo para dizer quantas pessoas morreram com a tempestade.
Milton deixou o estado no começo da manhã desta quinta, 10. Por volta das 10h em Brasília, ele estava a cerca de 120 km da costa leste da Flórida, com ventos máximos de 140 km/h. No momento, ele está na categoria 1 e seguia na direção leste, na direção das Bahamas, de acordo com o NHC (Centro Nacional de Furacões).
Segundo o site "PowerOutage.us", o número de clientes das companhias elétricas da Flórida sem serviço já passa de 3,3 milhões de residências.
Em Tampa, o mar subiu mais de três metros acima do seu nível normal. Dias antes da chegada de Milton, autoridades da Flórida emitiram ordens de evacuação para milhões de pessoas em uma ampla área do estado e advertiram que continuar nesses lugares era um risco à vida.
Fortes chuvas e enchentes
O furacão tocou o solo da Flórida em Siesta Key, na costa oeste, ao sul da cidade de Tampa, às 20h30 locais (21h30 em Brasília), com ventos de até 205 km/h, na categoria 3 na escala Saffir-Simpson (de um máximo de 5).
Em toda a área da trajetória de Milton na Flórida são registradas chuvas que, em alguns casos, superaram o recorde para um só dia e equivalem à média de vários meses ou até mesmo de um ano, como na cidade costeira de St. Petersburg, uma das mais afetadas pela passagem do furacão, segundo informou a CNN.
A cobertura do estádio da equipe de beisebol Tampa Bay Rays, situado em St. Petersburg, ficou totalmente destruída pelos ventos do furacão. O estádio estava preparado para acolher emergências quando Milton passasse pela área da baía de Tampa.
-
1/18
Tempestade na Flórida, em imagem de arquivo
(Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à distância de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024)
-
2/18
Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024)
-
3/18
Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton hoje à noite, em 9 de outubro de 2024, na Flórida. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton)
-
4/18
Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton.)
-
5/18
Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climático monstruoso que ameaça causar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a adiar uma grande viagem ao exterior
(Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024)
-
6/18
Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida)
-
7/18
Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida)
-
8/18
Imagem de satélite do furacão Milton
(O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas)
-
9/18
Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México. O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México)
-
10/18
Empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do histórico Columbia Restaurant na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
11/18
Os recentes furacões Helena e Milton causaram prejuízos estimados em US$ 50 bilhões, cada.
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
12/18
A stairwell wall is blown out in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
13/18
A fallen tree on a house in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
14/18
Traffic moves around a fallen tree in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
15/18
A light sign is damaged in downtown Kissimee, Florida by Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
16/18
A tree fell on the front of a property in downtown Kissimee, Florida due to Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
17/18
Rua alagada em Tampa, na Flórida, após a passagem do furacão Milton
(US-WEATHER-HRRICANE-MILTON)
-
18/18
A crane that collapsed into a building is seen in downtown St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
Segundo fontes dos bombeiros de St. Petersburg citadas pelo canal "NBC6" de Miami, no momento em que a cobertura voou havia gente dentro do estádio, mas as pessoas ficaram ilesas porque tinham se refugiado nos corredores internos.
Ainda não há como mensurar os dados causados pelo furacão, algo que começará a ser calculado a partir do amanhecer na Flórida, mas as imagens de sua chegada mostram o aumento do nível do mar, inundações, casas em escombros, árvores e postes caídos e barcos à deriva.
O xerife do condado de Hillsborough, Chad Chronister, publicou um vídeo nas redes sociais no qual "implora" aos habitantes, como chefe policial e como pai, para que se refugiem e não saiam.
Com EFE.