Mundo

Furacão Joaquín se dirige às Bahamas

Risco sobre impacto direto sobre a costa leste dos Estados Unidos diminui


	Imagem de satélite do furacão Joaquín
 (NOAA/AFP / Ho)

Imagem de satélite do furacão Joaquín (NOAA/AFP / Ho)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 11h43.

Miami - Joaquín continuava sendo nesta sexta-feira um furacão extremamente perigoso, que lançava ventos destrutivos, de 215 km/h, sobre as Bahamas e chuvas sobre Cuba, enquanto o risco de um impacto direto sobre a costa leste dos Estados Unidos diminuía.

"O furacão extremamente perigoso Joaquín se move lentamente a noroeste enquanto atinge as ilhas do centro das Bahamas", que continuará sofrendo o embate nesta sexta-feira, advertiu o Centro Nacional de Furacões (NHC) americano em seu boletim das 12h00 GMT (09h00 de Brasília).

Joaquín continuava sendo um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson de máximo 5, o que quer dizer que seus potentes ventos de 215 km por hora e rajadas mais violentas podem provocar grande destruição.

O olho do ciclone de grande tamanho se localizava 50 km a nordeste da ilha Long nas Bahamas. Os meteorologistas esperam que nas próximas horas comece um movimento mais rápido ao norte paralelamente à costa leste americana.

As Bahamas, arquipélago turístico do Atlântico próximo ao estado americano da Flórida, suportou desde quinta-feira os ventos e as chuvas de Joaquín, o ciclone mais potente da atual temporada de furacões, que se prolonga até novembro.

Algumas ilhas sofreram inundações de magnitude, mas não há registro de vítimas, disse o capital Stephen Russell, da agência de emergências das Bahamas, citado pelo jornal Tribune 242.

O NHC advertia para inundações costeiras de até 3 metros e abundantes e persistentes chuvas de mais de 600 mm em algumas zonas das Bahamas, cujo governo suspendeu as atividades e as aulas nas escolas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBahamasClimaCubaDesastres naturaisFuracõesMeio ambiente

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame