Mundo

Funcionários da Índia farão limpeza no aniversário de Gandhi

O primeiro-ministro da Índia lançou na quinta-feira a campanha Índia Limpa, com o objetivo de sanar os problemas sanitários e de resíduos do país em cinco anos


	Narendra Modi: primeiro-ministro ordenou que os funcionários do governo limpem os ministérios
 (Adnan Abidi/Reuters)

Narendra Modi: primeiro-ministro ordenou que os funcionários do governo limpem os ministérios (Adnan Abidi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2014 às 12h32.

Nova Délhi - O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ordenou que os funcionários do governo trabalhem no feriado nacional que marca o aniversário de Mahatma Gandhi limpando ministérios -inclusive os banheiros- em uma campanha nacional em prol da limpeza.

Modi pretende homenagear o herói da independência indiana lançando na quinta-feira a campanha Índia Limpa, com o objetivo de sanar os problemas sanitários e de resíduos do país em cinco anos, até 2019, quando se comemorará o 150º aniversário de Gandhi, em 2 de outubro.

Muitas cidades indianas, incluindo Nova Délhi e Mumbai, estão repletas de lixo em decorrência do rápido crescimento econômico, da alta densidade demográfica e da falta de planejamento urbano, assim como um comportamento disseminado entre os cidadãos em que raramente se condena o despejo de lixo na rua.

A escassez de banheiros na Índia custa mais de 50 bilhões de dólares por ano ao país, em grande parte devido a mortes prematuras e doenças relacionadas à falta de higiene, de acordo com um estudo do Banco Mundial.

A Índia sofre um impacto de custos maior do que outros países asiáticos por causa da coleta inadequada de excrementos humanos, concluiu o estudo.

Vários funcionários de departamentos de governo disseram à Reuters que foram convocados a trabalhar na quinta-feira para ajudar na limpeza.

"Estamos todos comprando vassouras, vamos limpar os banheiros por aqui", disse um funcionário do Ministério da Defesa. "Esse agora é o nosso trabalho."

A ordem para se varrer e limpar os vasos sanitários ecoa a própria insistência de Gandhi para que seus discípulos desempenhassem tarefas normalmente associadas a castas menos privilegiadas.

Durante a campanha indiana pela libertação do domínio colonial britânico, Gandhi abordou a questão da limpeza, dizendo que o "saneamento era mais importante do que a independência".

Desde que assumiu o cargo, Modi tem invocado Gandhi repetidas vezes e lamentado o mau estado do saneamento e limpeza pública na Índia. Ele também prometeu limpar o extremamente poluído rio Ganges a tempo do 150º aniversário de Gandhi.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaLimpeza e conservaçãoNarendra Modi

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado