Mundo

Francisco marca primeiro ano de pontificado com tuíte

"Rezem por mim", escreveu o papa em sua conta em inglês na rede social

Papa Francisco abençoa o altar durante a missa de Quarta-feira de Cinzas na Basílica de Santa Sabina, em Roma (Max Rossi/Reuters)

Papa Francisco abençoa o altar durante a missa de Quarta-feira de Cinzas na Basílica de Santa Sabina, em Roma (Max Rossi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 18h22.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco marcou o aniversário de primeiro ano como chefe da Igreja Católica Apostólica Romana nesta quinta-feira com uma mensagem no Twitter desde seu retiro de Quaresma.

"Rezem por mim", escreveu o papa em sua conta em inglês na rede social, @pontifex. Se você é uma amante do latim, a tradução da mensagem seria "Orate pro me".

O papa tuíta em mais nove línguas, incluindo latim e árabe, e tem mais de 12 milhões de seguidores.

Com a série de homenagens e rios de palavras escritos sobre ele, Francisco não ouviu ou viu nenhuma delas.

Ele e seus principais assessores estão passando a semana em um retiro espiritual no relativamente simples prédio de uma instituição religiosa na cidade de Ariccia, a cerca de 24 quilômetros do Vaticano.

"Hoje o papa não está fazendo nada diferente ou especial do que em outros dias. Ele está rezando", disse o porta-voz do Vaticano, Reverendo Federico Lombardi, a jornalistas, um ano depois da surpreendente eleição do ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio como papa.

Francisco, de 77 anos, viajou no centro de um ônibus com autoridades, numa atmosfera de excursão escolar. O Vaticano disse que o papa retornará da mesma maneira na sexta-feira.

É a primeira vez na memória viva que o papa realiza um retiro fora do Vaticano e é o exemplo mais recente da simplicidade que Francisco tem tentado implementar no Vaticano.

Ele já abriu mão do espaçoso apartamento papal para ficar numa suíte em uma casa de hóspedes e usa um Ford Focus em vez da limosine papal.

Francisco, o primeiro papa jesuíta, está cumprindo uma tradição de sua ordem religiosa de realizar retiros espirituais fora do local comum de trabalho para exercer o desapego e a contemplação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetIgreja CatólicaInternetPapa FranciscoPapasRedes sociaisReligiãoTwitter

Mais de Mundo

Oposição venezuelana denuncia 'obstáculos' para credenciar fiscais eleitorais

Macron se recusa a nomear candidata da esquerda a primeira-ministra na França

Em primeiro comício desde saída de Biden, Kamala afirma que seu governo será 'do povo'

Capitólio dos EUA se blinda contra possíveis protestos durante visita de Netanyahu

Mais na Exame