França receberá 24 mil refugiados nos próximos 2 anos

Hollande estimou em cerca de 60 mil o número de pedidos de asilo político que a França receberá ao longo deste ano

Paris – A França está preparada para receber cerca de 24 mil refugiados nos dois próximos anos, dos 120 mil que prevê a Comissão Europeia para o conjunto da UE, dentro do chamado "mecanismo permanente e obrigatório" proposto por Paris e Berlim.

O presidente francês, François Hollande, fez o anúncio em sua entrevista coletiva semestral no Palácio do Eliseu, na qual garantiu que a atual situação "será controlada".

Hollande estimou em cerca de 60 mil o número de pedidos de asilo político que a França receberá ao longo deste ano. Além disso, propôs a realização de uma conferência internacional sobre os refugiados em Paris e destacou a necessidade da criação de centros nos países de origem para poder evitar "essa crise humana".

"Devemos fazer frente ao fluxo de migrantes com humanidade e responsabilidade. Mais de 300 mil pessoas cruzaram o Mediterrâneo neste ano para chegar à Europa, três vezes mais do que no ano passado. É muito, é uma crise dramática, mas que pode e será controlada", afirmou Hollande.

O presidente francês também reiterou o "mecanismo permanente e obrigatório" que propôs à Comissão Europeia (CE) junto à chanceler da Alemanha, Angela Merkel.

"A palavra importante é obrigatório. É o que marca a diferença entre o que foi feito até agora e o que não foi feito nos últimos meses", frisou.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.