Mundo

França prende suspeito envolvido em ataques a Saint-Denis

Polícia francesa: Mohammed S. prestou depoimento e foi acusado por associação criminosa com fins terroristas


	Polícia francesa: Mohammed S. prestou depoimento e foi acusado por associação criminosa com fins terroristas
 (Jacky Naegelen/ Reuters)

Polícia francesa: Mohammed S. prestou depoimento e foi acusado por associação criminosa com fins terroristas (Jacky Naegelen/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2015 às 15h12.

Paris - Um homem que teria atuado como intermediário para conseguir um apartamento em Saint-Denis para alguns dos autores dos atentados terroristas de Paris foi acusado e preso neste sábado, confirmaram à Agência Efe fontes da Justiça da França.

Identificado como Mohammed S., ele prestou depoimento e foi acusado por associação criminosa com fins terroristas. Um juiz de instrução magistrado acatou o pedido de detenção feito pela Promotoria e o homem foi levado posteriormente à prisão, acrescentaram as fontes.

No apartamento que Mohammed teria ajudado a arrumar em Saint-Denis, cidade ao norte de Paris, os jihadistas se entrincheiraram e morreram no dia 18 de novembro durante uma operação policial. Entre eles estava Abdelhamid Abaaoud, considerado como "cérebro" dos ataques, sua prima, Hasna Aitboulahcen, e um terceiro homem não fichado anteriormente pela polícia.

A Promotoria da França acredita que Abaaoud e seus cúmplices planejavam um ataque suicida no principal distrito financeiro de Paris, depois dos ataques de 13 de novembro, que provocaram a morte de 130 pessoas e deixaram mais de 350 feridos.

Segundo a imprensa francesa, Mohammed S. teria apresentado Aitboulahcen a Jawad Bendaoud, o homem que emprestou os apartamentos aos terroristas e que, até então, era o único acusado pelos ataques.

Bendaoud, preso de forma provisória, foi acusado no último dia 24 de novembro de associação criminosa com fins terroristas e posse de explosivos e armas.

Mohammed, por outro lado, foi preso no dia 1 em Hauts-de-Seine, departamento que faz divisa com a capital francesa. 

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasAtentados em ParisEuropaFrançaPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Trabalhadores do setor hoteleiro fazem greve em pleno feriado nos EUA

Extrema direita alemã comemora 'vitória histórica' nas eleições regionais

Investigação final confirma causa de acidente aéreo que matou presidente do Irã

Igreja sueca quer proibir o pai de levar a noiva ao altar nos casamentos; entenda

Mais na Exame