São Paulo – A internet se enganou quanto ao contexto e a origem de uma foto que supostamente mostra dois órfãos abraçados após o terremoto que devastou o Nepal no último dia 25 de abril e que rapidamente viralizou nas redes sociais .
A força da imagem é inegável: uma criança que aparenta ser um pouco mais velha abraça uma menor como se pudesse protegê-la das ameaças daquele ambiente. Ambas têm os pés sujos, que denunciam uma possível falta de sapatos, e usam roupas velhas para se resguardar do clima frio.
De fato, considerando a magnitude da tragédia no Nepal, a foto poderia se encaixar neste episódio. Porém, de acordo com o fotógrafo responsável pelo registro, o vietnamita Na-Son Nguyen, a cena é de 2007 e foi capturada no Vietnã.
Em entrevista à rede de notícias BBC, Nguyen contou que estava passando por um vilarejo na província de Ha Giang em 2007 quando se deparou com as crianças brincando na frente de casa enquanto os pais trabalhavam no campo.
Diante da presença de um estranho, a pequena de apenas dois anos se assustou e correu para os braços do irmão, que a abraçou para confortá-la. “Fiquei tão emocionado com essa cena que a fotografei rapidamente”, contou o fotógrafo.
“Esta é a minha foto mais compartilhada”, constatou o fotógrafo na entrevista. “Mas infelizmente foi compartilhada no contexto errado”.
- 1. Pânico no Nepal
1 /16(Getty Images)
São Paulo – Um
terremoto de magnitude 7,8 devastou o
Nepal na madrugada deste sábado. Até o momento, quase 900 mortes foram registradas em diferentes locais do país e também nos países vizinhos Tibete, Bangladesh e deixou rastros também na
Índia e na
China . A expectativa é que as fatalidades decorridas deste
desastre continuem a subir. Os tremores causaram também uma avalanche no Monte Everest, a maior montanha do mundo. Estima-se que oito montanhistas que estavam no acampamento base e preparando para a escalada tenham morrido. Outros 30 constam entre os feridos. De acordo com autoridades locais, o terremoto foi o maior a atingir o Nepal desde um incidente de magnitude 8,4 que ocorreu nos idos de 1934. Na ocasião, o número de mortes ultrapassou a marca de 10 mil. A seguir, veja imagens chocantes que mostram a devastação no Nepal e países vizinhos.
2. Terremoto no Nepal 2 /16(Reprodução/Twitter)
Primeiras imagens do acampamento na base do Monte Everest após terremoto. Até o momento, 8 mortes foram registradas no local.
3. Terremoto no Nepal 3 /16(Reuters)
Pessoas procuram vítimas em meio aos escombros.
4. Terremoto no Nepal 4 /16(Getty Images)
Pessoas e equipes de resgate vasculham escombros em busca de sobreviventes em Katmandu.
5. Terremoto no Nepal 5 /16(Reuters)
Pessoas se reúnem em torno de casa destruída.
6. Terremoto no Nepal 6 /16(Reuters)
Prédio destruído em Katmandu, capital do Nepal, após terremoto de 7.9 pontos
7. Terremoto no Nepal 7 /16(Getty Images)
Equipes de resgate retiram mulher ferida em meio aos escombros de prédio em Katmandu.
8. Terremoto no Nepal 8 /16(Reuters)
O número de mortos no terremoto no Nepal continua a subir e pode ultrapassar a marca de 900. Do total, 20 morreram na Índia, seis no Tibete e duas em Bangladesh
9. Terremoto no Nepal 9 /16(Reuters)
Homem com cabeça ferida é rodeado de pessoas.
10. Terremoto no Nepal 10 /16(Reuters)
Menino sorri após ser resgatado de escombros.
11. Terremoto no Nepal 11 /16(Reuters)
Na cidade de Siliguri, indianos ficam em frente a casa derrubada pelo terremoto que atingiu o Nepal, mas que assolou também outros países.
12. Terremoto no Nepal 12 /16(Reuters)
Menino ferido é levado para hospital, em Siliguri, Índia, devido a terremoto que atingiu Nepal e que deixou rastros em países vizinhos.
13. Terremoto no Nepal 13 /16(Reuters)
Equipes de resgate usam macas e vasculham os escombros para achar sobreviventes e corpos no Nepal.
14. Terremoto no Nepal 14 /16(Getty Images)
Katmandu foi devastada pelo terremoto. Na imagem, carro é visto soterrado por destroços de prédio destruído.
15. Terremoto no Nepal 15 /16(Reuters)
Pessoas buscam vítimas em meio aos destroços de templo na praça Bashantapur Durbar, Katmandu.
16. Conheça o pesadelo que vivem os imigrantes que tentam chegar até a Europa por mar 16 /16(Reuters/Reprodução EXAME.com)