Mundo

Terremoto de 7,7 nas Ilhas Salomão dispara aviso de tsunami

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso pela possibilidade de fortes ondas para o arquipélago do Havaí

Ilhas Salomão: o tremor foi sentido especialmente em Makira, principal ilha de uma das províncias mais despovoadas do arquipélago das Ilhas Salomão (USGS/Reprodução)

Ilhas Salomão: o tremor foi sentido especialmente em Makira, principal ilha de uma das províncias mais despovoadas do arquipélago das Ilhas Salomão (USGS/Reprodução)

E

EFE

Publicado em 8 de dezembro de 2016 às 16h35.

Última atualização em 8 de dezembro de 2016 às 16h55.

Washington - Um terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter fez tremer nesta quinta-feira as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, e provocou a emissão de um aviso de tsunami, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

O movimento sísmico foi registrado às 4h38 (horário local, 15h38 de Brasília) e se localizou 68 quilômetros ao sudoeste da cidade de Kirakira, com um hipocentro de 48,7 quilômetros sob a superfície terrestre.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) emitiu um aviso pela possibilidade de fortes ondas para o arquipélago do Havaí, nos Estados Unidos, enquanto não se informou ainda se há danos na área do epicentro.

O PTWC também informou de possíveis danos pelo aumento do nível do mar nas próximas três horas em Vanatu, Papua Nova Guiné, Nauru, Nova Caledônia, Tuvalu e Kosrae.

O tremor foi sentido especialmente em Makira, principal ilha de uma das províncias mais despovoadas do arquipélago das Ilhas Salomão.

As ilhas se encontram no chamado Anel de Fogo, uma das zonas de maior atividade sísmica e vulcânica do planeta nas margens do oceano Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:TerremotosTsunami

Mais de Mundo

Venezuela expulsa embaixadores de Argentina, Chile e outros países que questionam vitória de Maduro

Protestos contra reeleição de Maduro são registrados em favelas de Caracas: 'Entregue o poder!'

Eleição na Venezuela: Panamá retira diplomatas em Caracas e põe relações bilaterais 'em suspenso'

Trump aceita ser ouvido como vítima pelo FBI em investigação por atentado que sofreu

Mais na Exame