Mundo

Forte cheiro químico de gás não tóxico é sentido em Paris

Segundo autoridades, o gás que se estendeu nesta madrugada pela cidade não é prejudicial à saúde


	Veículo do corpo de bombeiros em Paris: o forte cheiro causou preocupação a ponto de os serviços de auxílio se verem saturados por centenas de chamadas
 (Loic Venance/AFP)

Veículo do corpo de bombeiros em Paris: o forte cheiro causou preocupação a ponto de os serviços de auxílio se verem saturados por centenas de chamadas (Loic Venance/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 08h35.

Paris - Um forte cheiro de gás que se estendeu na madrugada desta terça-feira pela região parisiense, provocado por uma emissão não tóxica de uma empresa química de Ruán (oeste da França), foi encarado com inquietação da Normandia às ruas da capital francesa.

A "nuvem não tóxica" partiu na segunda-feira, de acordo com a prefeitura de Seine-Maritime, da empresa Lubrizol, situada em Ruán, e era composta por mercaptano, gás responsável pelo odor característico do gás de cozinha.

"Este produto não é tóxico, não representa nenhum perigo para a saúde", assegurou uma porta-voz do Centro Operacional de Gestão Interministerial de Crise (Cogic) da Segurança Civil.

"O gás de cozinha naturalmente é inodoro e, por isso, sempre recebe uma marca olfativa inofensiva. Atualmente, uma nuvem dessa marca proveniente da Normandia é perceptível na região parisiense. A nuvem se dissipará naturalmente em função das condições meteorológicas", explicaram os bombeiros de Paris.

O forte cheiro de gás, que se fazia notar durante a noite até nas ruas de Paris, causou preocupação a ponto de os serviços de auxílio se verem saturados por centenas de chamadas, tanto da Normandia como da região de Paris.

A AFP também recebeu ligações de parisienses que se queixavam do mau cheiro e de dores de cabeça.

Todas as fontes consultadas pela AFP descartaram que o mercaptano possa prejudicar a saúde.

Acompanhe tudo sobre:EuropaFrançaGásMetrópoles globaisPaíses ricosParis (França)

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos