Mundo

Ford vende 85% da marca Aston Martin

Mundialmente famosos, os carros guiados pelo agente James Bond terão novos donos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford Motor Company  anunciou segunda-feira (12/3), oficialmente, a venda de 85% da marca Aston Martin para a companhia britânica Prodrive. A transação foi feita por 479 milhões de euros (cerca de 925 milhões de dólares). O apoio para  a compra se firmar vem de dois grupos de investimento kuwaitianos, Adeem Investment KSC e Investment Dar Company, segundo comunicado no site da Ford.

Os automóveis de luxo que carregam a marca Aston Martin ficaram mundialmente conhecidos por serem utilizados no cinema pelo agente James Bond. A marca faz parte da PAG (Premium Automotive Group , que inclui Jaguar, Land Rover e Volvo). Na disputa pela compra, brigavam a Prodrive, a britânica Doughty Hanson e os sírios do grupo Simon Halabi.

A fábrica da empresa fica em Gaydon, na Inglaterra e produz aproximadamente 5 mil unidades do carro por ano. O valor de cada um fica em torno de 100 mil dólares. Os  novos donos já fazem planos de aumentar as vendas para 7 mil unidades. A Ford controlava a Aston Martin desde 1987 - mas a compra completa da companhia foi realizada em 1994.

David Richards, proprietário da Prodrive, deve assumir a presidência da Aston Martin. Não por acaso ele fechou negócio com a Ford. Richards se dedica a preparar automóveis de competição e já possui licença para estrear na Fórmula 1 em 2008.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Europa está em alerta vermelho por intensa onda de calor com incêndios e invasões de gafanhotos

Mais na Exame