Mundo

Ford demitirá 40 mil trabalhadores e fechará duas fábricas até 2008

Ações fazem parte do plano de reestrutruração, que visa reduzir em 5 bilhões de dólares por ano os custos da montadora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford anunciou nesta sexta-feira (15/9) um novo plano de reestruturação que terá como objetivo reduzir em 5 bilhões de dólares por ano os custos da montadora. Para atingir a meta, a empresa vai cortar 10 000 trabalhadores assalariados e fechará duas fábricas até 2008 - Maumee, em Ohio nos Estados Unidos e Essex, em Ontário, no Canadá.

Com as demissões, a Ford reduzirá seu quadro de trabalhadores permanentes em cerca de um terço, totalizando 14 000 dispensas, uma vez que no começo do ano a companhia já havia demitido 4 000 profissionais. A empresa informou, ainda, que irá antecipar a demissão de 25 000 a 30 000 funcionários temporários, que estava planejada para ocorrer até 2012, para até 2008. Será oferecido aos 75 000 funcionários nos Estados Unidos um plano de incentivo à demissão voluntária.

Outra medida contida no plano de reestruturação é a venda ou o fechamento da Automotive Components Holding, sua subsidiária de auto-peças, até 2008. "Essas ações têm conseqüências dolorosas para a comunidade e para muitos de nossos leais funcionários, mas as mudanças rápidas na demanda do consumidor, que afetaram nosso mix de produtos, e o contínuo aumento de preços das matérias-primas nos fizeram continuar trabalhando rápido e decisivamente para fixar nosso negócio", afirma o presidente do Conselho de Administração da montadora, Bill Ford.

De acordo com a companhia, as operações com veículos na América do Norte não serão lucrativas até 2009. No primeiro semestre de 2006, a Ford amargou prejuízo de 1,44 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Nova Délhi busca "corredor seguro" para importar petróleo bruto venezuelano

Justiça de Minnesota mantém agentes federais do ICE nas ruas sob protestos nacionais

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos