Mundo

Ford demitirá 40 mil trabalhadores e fechará duas fábricas até 2008

Ações fazem parte do plano de reestrutruração, que visa reduzir em 5 bilhões de dólares por ano os custos da montadora

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Ford anunciou nesta sexta-feira (15/9) um novo plano de reestruturação que terá como objetivo reduzir em 5 bilhões de dólares por ano os custos da montadora. Para atingir a meta, a empresa vai cortar 10 000 trabalhadores assalariados e fechará duas fábricas até 2008 - Maumee, em Ohio nos Estados Unidos e Essex, em Ontário, no Canadá.

Com as demissões, a Ford reduzirá seu quadro de trabalhadores permanentes em cerca de um terço, totalizando 14 000 dispensas, uma vez que no começo do ano a companhia já havia demitido 4 000 profissionais. A empresa informou, ainda, que irá antecipar a demissão de 25 000 a 30 000 funcionários temporários, que estava planejada para ocorrer até 2012, para até 2008. Será oferecido aos 75 000 funcionários nos Estados Unidos um plano de incentivo à demissão voluntária.

Outra medida contida no plano de reestruturação é a venda ou o fechamento da Automotive Components Holding, sua subsidiária de auto-peças, até 2008. "Essas ações têm conseqüências dolorosas para a comunidade e para muitos de nossos leais funcionários, mas as mudanças rápidas na demanda do consumidor, que afetaram nosso mix de produtos, e o contínuo aumento de preços das matérias-primas nos fizeram continuar trabalhando rápido e decisivamente para fixar nosso negócio", afirma o presidente do Conselho de Administração da montadora, Bill Ford.

De acordo com a companhia, as operações com veículos na América do Norte não serão lucrativas até 2009. No primeiro semestre de 2006, a Ford amargou prejuízo de 1,44 bilhão de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Mais na Exame