Mundo

Força pode apresentar emenda para elevar mínimo a R$ 580

Aposentados que ganham acima do piso teriam aumento de 10%.

Proposta será apresentada quando governo enviar medida provisória para elevar o mínimo de 510 para 540 reais (Arquivo/EXAME.com)

Proposta será apresentada quando governo enviar medida provisória para elevar o mínimo de 510 para 540 reais (Arquivo/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2010 às 19h43.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, que também é deputado federal (PDT-SP), anunciou hoje que irá apresentar emendas no Congresso Nacional para elevar o salário mínimo a 580 reais e conceder um aumento de 10% para os aposentados que ganham acima do piso caso o governo envie medida provisória elevando o valor do mínimo de 510 para 540 reais. Na avaliação de Paulinho, o reajuste de 5,52%, baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), é "pífio".

O sindicalista fez cobranças nominais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "No final de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece querer que esqueçamos que seus oito anos de governo foram direcionados para o enfrentamento das desigualdades sociais", afirmou, em nota à imprensa distribuída nesta tarde. "Os insensíveis tecnocratas, ainda enraizados na área econômica, insistem em dar um pífio aumento para o salário mínimo."

Paulinho destacou a importância da política de valorização do mínimo para o crescimento do País e a redução das desigualdades econômicas. "Esta política voltada para os menos favorecidos e de bons reajustes para o piso nacional, vale destacar, teve forte impacto nos índices recordes de aprovação do presidente Lula", afirmou o sindicalista.

Acompanhe tudo sobre:SaláriosSalário mínimoSindicatos

Mais de Mundo

Colisão entre trens deixa 30 feridos e uma pessoa morta em Machu Picchu

Com 35 anos, neta de JFK morre um mês após anunciar câncer terminal

México aumenta tarifas sobre produtos importados — Brasil está na lista

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha